A VLI iniciou a operação do novo corredor de fertilizantes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que liga o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) ao recém-inaugurado Terminal de Fertilizantes de Uberaba (TFer), no Triângulo Mineiro.
Para viabilizar o fluxo de transporte, fruto de contrato assinado em 2021, a companhia investiu aproximadamente R$ 40 milhões, aplicados na construção de uma tulha de carregamento ferroviário no Tiplam, em interligações aos terminais e adequações de linhas férreas, capacitação e aplicação da frota de vagões e locomotivas, além da ampliação do pátio ferroviário que dá acesso ao Distrito Industrial IIII de Uberaba.
“As ações para desenvolvimento do fluxo logístico do insumo entre o Tiplam e o polo de fertilizantes em Uberaba reforçam o compromisso da VLI e da FCA com o setor produtivo nacional. O investimento gerou melhorias para todo o sistema logístico, de forma que contribui para o desenvolvimento, eficiência e competitividade dos nossos clientes”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Sudeste da VLI, Nicolas Szwako.
Preparado para atender à crescente demanda do agronegócio da região do Triângulo Mineiro, o TFer realizará o recebimento, a armazenagem e a movimentação dos produtos para as companhias de fertilizantes instaladas no Distrito Industrial de Uberaba e região. Destaque também para o caráter sustentável da operação, uma vez que o transporte pela linha férrea substitui o transporte de carga por caminhões, que tradicionalmente faziam o percurso com fertilizantes da Baixada Santista (SP) a Uberaba.
“Com o início da operação, a VLI torna seu atendimento aos produtores da região ainda mais amplo, uma vez que a companhia também atende a empresas e produtores do Triângulo Mineiro por meio do Terminal Integrador de Araguari. Da mesma forma, reafirmamos nosso compromisso com o agronegócio brasileiro em todas as suas etapas, desde o plantio até o escoamento da safra, em que a FCA mostra relevância estratégica”, afirma o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Alexandre Biller.
O novo fluxo de transporte integra um empreendimento da VLI e da TFer, joint venture entre a Link Logistic Group e a Construtora Terraço, em um projeto que demandou investimentos de R$ 107 milhões das empresas envolvidas.