Divisão ferroviária foi criada para vendas e prestação de serviços no País
A Voith Turbo, divisão de acionamentos do grupo Voith, iniciou em outubro de 2005 as atividades de sua Divisão Ferroviária no Brasil. Anteriormente, a empresa trabalhava no País exclusivamente com aplicações para os segmentos industrial e automotivo. “No Brasil, a primeira fase da implantação da divisão será dedicada somente às vendas”, explica Adelson Portela Martins Jr., engenheiro de Vendas e Aplicações da Voith Turbo.
Para o segmento de transporte de cargas, a unidade brasileira importará da matriz na Alemanha sistemas para resfriamento de motores, caixas de redução dos eixos, transmissões para locomotivas diesel-hidráulicas, eixos cardans e alguns produtos de segurança, como amortecedores de vibrações. “A segunda fase de implantação da divisão no País será a prestação de serviços de assistência técnica, quando de estabelecermos um maior contato com os clientes”, completa Martins.
Com a instalação da divisão no Brasil, a empresa afirma que ficará também mais fácil o contato com os clientes que já possuem locomotivas e trens importados equipados com os produtos da Voith. Não há previsão para início da produção no Brasil, mas a idéia é de iniciar estas operações com a finalização de montagem de equipamentos. Em todo o mundo, a Voith Turbo tem cerca de 3.800 funcionários e faturou 800 milhões de euros no ano passado, dos quais 255 milhões provenientes da Divisão Ferroviária.