Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

Rumo e Ferroeste divulgam resultados operacionais no oeste paranaense

Companhias movimentaram de janeiro a setembro 900 mil toneladas de produtos nas rotas de exportação, importação e mercado interno
Por Redacción el 26 de octubre de 2020 a las 9h47

A Rumo e a Ferroeste, que assinaram em fevereiro deste ano o Contrato de Operação Específico (COE), anunciam  que já computam resultados positivos para o setor produtivo do oeste paranaense nos primeiros meses de execução. Vale lembrar que o acordo que permite que a Rumo atue com direito de passagem no trecho entre Cascavel e Guarapuava e otimizou o fluxo das operações ferroviárias no Paraná e proporcionou ganhos operacionais.

Segundo dados, as concessionárias movimentaram até setembro de 2020 mais de 900 mil toneladas de produtos nas rotas de exportação, importação e mercado interno. O volume representou um crescimento de 50%, frente as 600 mil toneladas movimentadas em 2019.

Com uma média de três trens por dias circulando no trecho da Ferroeste, o transporte envolve as operações de exportação de grãos (soja, milho e farelo de soja) e contêineres reefer (carnes congeladas) de Cascavel até o Porto de Paranaguá, além da importação de fertilizantes para o setor agrícola e o transporte cimento produzido em Rio Branco com destino ao oeste do Paraná.

De acordo com o diretor Comercial da Operação Sul da Rumo, Eudis Furtado, a visão integrada entre a Rumo, Ferroeste e o Governo do Paraná resolveu um dos principais gargalos logísticos do Estado nas últimas décadas. “Até o ano passado, as cargas de Cascavel e região eram levadas até o terminal de Guarapuava e transferidas para os trens da Rumo. Era uma operação complexa e prejudicial para o fluxo das operações”, explica.

Após o acordo e o reforço dos maquinários da Rumo operando na região Oeste, a empresa registrou uma melhoria de 25% no índice de eficiência. “A principal alavanca para aumento do volume foi redução do ciclo dos vagões que carregam em Cascavel. Antes, o ciclo entre Cascavel, Paranaguá e Cascavel, levava em média 12 dias, hoje estamos operando com uma média de 9,6 dias”, afirma Eudis.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar