Ibovespa
126.922,11 pts
(-0,99%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,75%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,60%)
Euro
R$ 6,09
(-0,27%)

VLI estabelece convênio com instituto de engenharia da UFRJ

Companhia terá um canal direto para a troca de experiências e pesquisas com a Coppetec
Por Redacción el 30 de julio de 2018 a las 15h15

A VLI firmou uma parceria com a Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de incrementar as pesquisas nos corredores logísticos da companhia e a capacitação de profissionais do setor ferroviário.

Por meio do convênio, a VLI e a entidade terão um canal direto para a troca de conhecimento. A companhia financia os estudos e oferta trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) como campo de pesquisa. Já a Coppetec oferece seu know-how e a possibilidade de capacitação profissional por meio de cursos de pós-graduação.

“Trata-se de uma oportunidade diferenciada para fomentar a pesquisa no setor ferroviário. Junto do meio acadêmico temos condições de encontrar soluções e conectar teoria e prática em busca de inovação e das melhores práticas de operação e manutenção”, destaca Fábio Savoia, gerente de Engenharia da VLI.

VLI estabelece convênio com instituto de engenharia da UFRJ
Divulgação

Um estudo de profissionais da companhia utilizando técnicas desenvolvidas em pesquisas já foi posto em prática no corredor Centro-Norte e tornou a execução de dois projetos mais rápida e ainda reduziu custos. Na pavimentação de aproximadamente 20 quilômetros de ferrovia, em São Luís, a pesquisa permitiu uma economia de cerca de 27% na aquisição de componentes de superestrutura e redução de aproximadamente 30% em serviços de infraestrutura.

“Com o convênio vamos replicar a pesquisa nos demais corredores da VLI. Formaremos um banco de dados com parâmetros próprios e isso vai contribuir para aumentarmos a confiabilidade e reduzir custos operacionais e de projetos”, aponta Savoia. Outra estratégia que será subsidiada com a parceria com a Coppetec é a troca da matriz de dormentes de madeira nos trilhos por dormentes de concreto. Os trabalhos já tiveram início e devem elevar os níveis de segurança e a performance operacional.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar