Durante uma visita ao Brasil, representantes da estatal chinesa China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), que atua no setor de equipamentos ferroviários, revelaram em entrevista exclusiva à Tecnologística, realizada no dia 23 de agosto, seus planos de penetração no mercado brasileiro. Atualmente, a empresa é representada no país pela empresa DAG Railway.
De acordo com Pei Naijun, diretor-geral da CRRC e Andrew Wang, primeiro vice-gerente da CRRC, o objetivo é atuar no desenvolvimento e na expansão do transporte ferroviário brasileiro. Por mais que o transporte rodoviário seja predominante no país, a empresa acredita no potencial competitivo das ferrovias no futuro. Sem citar possíveis nomes, a CRRC indica que poderá comprar uma empresa brasileira para iniciar sua produção no Brasil.
Segundo Wang, a CRRC não quer ser apenas uma fornecedora estrangeira. “Somos uma empresa moderna e, como tal, estando no Brasil queremos agir como uma empresa brasileira, uma empresa local e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico. Existem várias maneiras de fazer isso, como ter produção local, trabalhar em conjunto com empresas brasileiras ou até mesmo introduzir novas produções e tecnologias da China”, explica. A empresa pretende contratar mão de obra brasileira e depender o mínimo possível de fornecimento externo.
A CRRC é uma empresa global de equipamentos ferroviários e produz itens como locomotivas, contêineres, vagões, maquinários para ferrovias, motores e componentes, além de produtos de outros segmentos, como ônibus, caminhões, maquinários de construção, turbinas de energia eólica, entre outros. A previsão é que a atuação no Brasil se inicie em 2017.