A Avianca anunciou na última sexta-feira, dia 14 de outubro, que pretende ampliar sua atuação no segmento de cargas a partir do próximo ano. Para isso, revelou o presidente da companhia, José Efromovich, um executivo, ainda sem nomenclatura de cargo definida, foi contratado para traçar um business plan. O presidente também não revelou o nome do colaborador. Hoje, a unidade de cargas da empresa, denominada Avianca Cargo, representa 3% do faturamento da companhia.
Segundo Efromovich, a estratégia definida pelo novo gestor da área deverá ser colocada em prática em meados de 2012. “Temos limitações nos porões devido às aeronaves que utilizamos. Além disso, nossa prioridade é a mala do passageiro”, diz. Atualmente, a Avianca opera com 14 aeronaves modelo MK-28, com capacidade pra 15 m³, três A 318, da Airbus, também com capacidade para 15 m³, e cinco A 319, com capacidade para 20 m³ e aplicados exclusivamente na ponte-aérea entre as cidades do Rio de Janeiro-São Paulo, com porões, devido à característica da rota, pouco utilizados para o transporte de produtos.
O executivo afirma que o objetivo é transformar a atividade de movimentação de cargas na Avianca em um centro estruturado de negócios. O presidente reconhece que ainda hoje estas operações são um apêndice na empresa e quase nada contribuem para o desempenho da organização. “Nossa meta é ampliar a participação do segmento de cargas para 5%”, diz.
De acordo com ele, a chegada de quatro Airbus A 320, aquisições também anunciadas na última sexta-feira, irá contribuir para os planos de expansão. “Três entraram em operação no próximo mês de dezembro e o outro começará a voar em janeiro de 2012”, anuncia. Para 2012, há previsão da chegada de mais cinco A 318.
A abertura de rotas também faz parte da estratégia para reforçar a atividade de movimentação de itens na companhia. Rio de Janeiro-Salvador e Rio de Janeiro-Recife foram as duas mais recentes novidades na malha da empresa. Até o final do ano, a Avianca contará com 147 voos diários para 22 destinos, sendo Bogotá, capital da Colômbia, o único internacional. “Em todos os aeroportos que operamos temos um departamento de carga, com profissionais da Avianca ou agentes trabalhando”, garante.