Empresa aérea é destaque na frota da Boeing
A ABSA Cargo Airline, empresa aérea cargueira regular de bandeira brasileira, fechou o mês de março com média diária de 18,07 horas de vôo, o que a deixa como a companhia mais bem colocada entre todas que fazer parte da frota da Boeing. Em 2005, a ABSA já havia sido a empresa com melhor desempenho médio, com 15,84 horas por dia como média durante o ano.
Esses números foram conseguidos pela ABSA com a utilização de dois aviões 767-300F. O primeiro começou a operar em janeiro de 2002 e o segundo, zero de fábrica, em julho de 2005. “Este foi o primeiro avião cargueiro no Brasil a sair zero de fábrica. Todos anteriores eram convertidos em cargueiros, ou então eram cargueiros puros, mas de segunda mão”, diz Dario Matsuguma, diretor Técnico da ABSA.
Segundo ele, esse é um dos fatores que possibilitou à ABSA atingir esse número de horas de vôo. “Esses aviões são de última tecnologia, demoram a dar problema e o que aparece é de resolução simples”, explica Matsuguma. Ele lembra ainda que esse número leva em conta as paradas para manutenção. Os 767-300F da ABSA fazem revisão de 12 horas a cada 30 dias. “Para nós segurança operacional é fundamental”, diz.
Além da qualidade do avião, Matsuguma cita outras razões para a conquista do recorde, como a composição da malha da empresa. “Nosso planejamento de linha é bastante otimizado e possui horários tão rigorosos quanto de aviões de passageiros”, diz. “Geralmente a aeronave fica no chão por 1h10 em cada operação”, completa. O diretor ainda coloca o treinamento dos funcionários como ponto importante para a empresa ter conseguido essa marca. “O treinamento de pilotos e mecânicos é bastante integrado”, afirma.
A ABSA tem sede no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e todos seus vôos saem ou chegam nos Estados Unidos. A cidade de maior destaque na rota é Miami, na Flórida. Na América do Sul, a empresa atende Caracas, Bogotá, Medellín, Lima, Quito, Guayaquil, Santiago, Buenos Aires e Assunção. Para a Europa, a companhia inaugurou em 29 de março uma rota até Frankfurt (Alemanha), com duas freqüências semanais em aeronovas próprias. Utilizando-se de parceirias, a ABSA chega a Los Angeles (Estados Unidos), México, e outros países da Europa e Ásia.