A DHL Supply Chain inaugurou seu hub de carga aérea no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Trata-se de um terminal de cargas dedicado que consolida, paletiza e prepara cargas para transporte aéreo nacional expedidos em São Paulo e que chega para proporcionar mais agilidade, segurança e eficiência. A DHL opera diretamente com as companhias aéreas e pretende expandir o uso de aeronaves dedicadas, consolidando, no futuro, uma malha aérea exclusiva ao transporte de carga.
Segundo a empresa, atualmente a movimentação por via área chega a mais de mil toneladas por mês e a meta é dobrar o volume em um ano. O hub possui equipes dedicadas full time às operações do modal aéreo e acesso direto à pista de voo.
De acordo com o Head de Transportes da DHL Supply Chain no Brasil, Fábio Miquelin, o hub proporciona um processamento diferenciado para as cargas aéreas domésticas embarcadas com a DHL Supply Chain, pois tem acesso direto à pista de voos do aeroporto e as companhias aéreas retiram a carga diretamente de lá. Ainda de acordo com o executivo, a companhia opera enquanto agente consolidador, diluindo custos de taxas e pacotes mínimos e emitindo a documentação necessária.
“Agregamos valor ao paletizar os produtos e embalar se for necessário, reduzindo assim os riscos de avarias e extravios na movimentação. Além disso, o fato de termos o galpão dentro da área de movimentação de carga do aeroporto aumenta o leque de companhias aéreas que podemos atuar", explica Miquelin.
O serviço está disponível para todos os perfis de carga que comportem transporte aéreo, sendo mais indicado para trajetos de média e longa distância e para produtos perecíveis e com entrega urgente. Atualmente, predominam carga seca, tecnologia e medicamentos, tendo como destinos principais capitais das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Esses embarques podem se conectar com a malha de transportes da DHL Supply Chain em todo o País, tanto para trechos complementares, como para o last mile. A companhia oferece ainda sistemas tecnológicos de gestão da carga, permitindo visibilidade de ponta a ponta e o acompanhamento de indicadores de desempenho.
O Head de Transportes da DHL Supply Chain no Brasil afirma que o transporte aéreo no Brasil é ainda muito ligado aos voos de passageiros, tendo assim alguns momentos de escassez de capacidade, principalmente em períodos de férias e feriados. Para ele, isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia com a redução dos voos, o que impactou o setor de cargas também. Neste sentido, completa o executivo, o hub é uma alternativa para os embarcadores, pois amplia as opções disponíveis, seja com outras companhias aéreas, voos fretados ou até alternativas rodoviárias
“Essa linha supriu uma demanda que em geral seria aérea fazendo entregas rodoviárias de média e longa distância em até dois dias, usando até dois motoristas se necessário. Essa alternativa só pode ser acessada com agilidade por meio de operadores logísticos experientes e com estrutura”, pontua Miquelin.