A Infraero publicou o edital de licitação para a concessão do Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Uruguaiana (RS). A abertura do processo ocorrerá no dia 1º de outubro. A concessão prevê a exploração das atividades por 25 anos, com um investimento previsto em R$ 22,9 milhões. O centro logístico contará com uma área de 107.500 m² localizada dentro do aeroporto e com acesso pela BR-290, que conecta o Brasil ao Mercosul.
O vencedor da licitação deverá arcar com eventuais adequações estruturais e futuras ampliações mediante autorização da Infraero. Caso necessário, o concessionário poderá solicitar à Receita Federal o alfandegamento da área para operações com cargas internacionais.
Uruguaiana é um ponto estratégico, devido à sua proximidade com as capitais Porto Alegre, Buenos Aires, da Argentina, Montevidéu, do Uruguai, e Assunção, do Paraguai. A cidade também possui o maior porto seco da América Latina e é o terceiro maior município gaúcho e também da Região Sul.
Dos 19 tecas existentes no país, cinco já estão sob gestão de empresas privadas: Curitiba, Goiânia, Recife, São José dos Campos (SP) e Vitória. Dos 14 restantes, 11 já foram licitados e estão em fase de homologação e entrega documental: São Luís, Belém, Boa Vista, João Pessoa, Joinville (SC), Navegantes (SC), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Macapá, Manaus, Petrolina (PE) e Teresina.