A Carbocloro, que atua no fornecimento de cloro para tratamento de água e matérias-primas para a indústria, recebeu, no mês de agosto, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Licença de Instalação (LI) para a utilização de um atracadouro a ser construído na Hidrovia do Rio Cubatão (SP).
Com a LI, a empresa está apta a iniciar as obras do píer, que será utilizado para o recebimento de barcaças. O projeto permitirá à Carbocloro transportar o sal – matéria-prima usada na fabricação de cloro-soda, principal atividade da empresa –, desde a zona portuária de Santos até a fábrica, em Cubatão, pela hidrovia. Atualmente, o transporte é feito por caminhões, em um trajeto de 22 km.
A previsão é de que a utilização da hidrovia reduza em 60 mil o número de viagens anuais de caminhão pelas estradas da região de Santos. A substituição do modal deve, ainda, diminuir em 50% a emissão de gases nocivos na atmosfera. “Nossa preocupação com o meio ambiente teve início na década de 70. Mesmo antes de existir uma legislação específica, nós já inovávamos na implementação do Programa de Gerenciamento Ambiental. O projeto da hidrovia reforça essa nossa consciência”, diz Mario Cilento, presidente da Carbocloro.
O projeto, que conta com investimentos totais de cerca de US$ 25 milhões da própria Carbocloro, deverá ser concluído até o final de 2012.