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Maior comboio fluvial de transporte de grãos do Brasil parte de Porto Velho para Santarém

Operação conduzida pela Bertolini utiliza nova embarcação com tecnologia Mitsubishi para ampliar capacidade de carga
Por Redacción el 21 de febrero de 2025 a las 7h56
Maior comboio fluvial de transporte de grãos do Brasil parte de Porto Velho para Santarém
Foto: Divulgação/Bertolini
Foto: Divulgación/Bertolini

No dia 22 de fevereiro, parte de Porto Velho (RO) com destino ao Porto de Santarém (PA) o maior comboio fluvial de transporte de grãos do Brasil. A operação, realizada pela Bertolini, envolve 30 barcaças transportando mais de 75 mil toneladas de grãos, volume equivalente ao carregamento de 1.500 caminhões.

O transporte recorde foi viabilizado por um sistema de propulsão composto por quatro motores Mitsubishi S12R-MPTA de alta velocidade. A nova embarcação, construída no estaleiro Beconal, pesa aproximadamente 450 toneladas de porte bruto e possui quatro motores V-12 de 1.180 hp cada, permitindo a ampliação da configuração dos comboios de 20 para 30 barcaças.

A operação representa um avanço na eficiência do transporte fluvial de grãos pelo Grupo Bertolini. Segundo Flávio Silveira, diretor Industrial das Empresas Bertolini, o aumento da potência dos empurradores possibilita maior capacidade de carga por viagem e redução da circulação de caminhões nas rodovias. A parceria entre a Bertolini e a Mitsubishi Marine tem origem em 2006.

Rodrigo Teixeira, líder de negócios marítimos da Mitsubishi Marine, destaca que os motores mecânicos a diesel são reconhecidos pela robustez, facilidade de instalação e manutenção. Segundo o executivo, os equipamentos atendem às regulamentações internacionais de emissões e contam com suporte técnico da Riomar Naval no Brasil.

Expansão da Logística Fluvial e Agricultura no Centro-Oeste

O transporte fluvial de grãos tem desempenhado um papel estratégico no escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro. Tradicionalmente transportados por rodovias até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), os grãos agora seguem pelos rios da margem sul do Amazonas até terminais em Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Porto Velho (RO) e Belém (PA), onde são armazenados e transbordados para navios de exportação. Esse modelo logístico tem contribuído para a expansão da fronteira agrícola do Brasil.

A Mitsubishi Marine fornece motores com diferentes configurações, variando de 6 cilindros em linha, com 14,6 litros e 429 HP, até modelos V-16 de 79,9 litros e 2.809 HP. A empresa, que iniciou suas operações no mercado de navegação fluvial das Américas em 1999, possui mais de 2.500 motores em funcionamento na região, incluindo os modelos S6R, S6R2 e S12R, atualmente os mais vendidos no Brasil.

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