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Hidrovias do Brasil fecha contrato para o transporte de fertilizantes na Região Norte

Acordo celebrado com a Mosaic prevê a movimentação de 135 mil toneladas da commodity até o fim de 2017
Por Redacción el 17 de mayo de 2017 a las 15h28

Desde dezembro de 2016 a Hidrovias do Brasil, empresa de logística integrada com foco no aproveitamento do transporte hidroviário em toda a América Latina, vem trabalhando junto à Mosaic Fertilizantes no modelo de comissionamento para transportar a carga da companhia de Vila do Conde (PA) até Miritituba (PA). Depois do sucesso obtido nessas operações, as empresas celebraram um contrato que prevê a movimentação de 135 mil toneladas de fertilizantes até o fim de 2017.

Hidrovias do Brasil INTERNA

A Mosaic, que produz e comercializa fosfato e potássio concentrados, é o primeiro cliente da Hidrovias do Brasil no segmento de fertilizantes no chamado corredor logístico norte. Trata-se de uma operação pioneira na região, que cria uma nova rota para o produto, antes feita apenas por caminhões. Assim, além de possibilitar um aumento considerável no volume transportado – um comboio hidroviário transporta até 50 mil toneladas por viagem, enquanto um caminhão tem capacidade para 45 toneladas –, há também uma grande redução na emissão de gases poluentes na atmosfera.

Outro fator relevante que reforça a importância dessa operação no Norte do país é a prática do frete de retorno. Ao realizar o transporte de grãos entre Miritituba e Vila do Conde para exportação, os caminhões e embarcações, que voltariam pela rota vazios, passam a transportar fertilizantes no fluxo de retorno.

“A Hidrovias do Brasil avalia constantemente oportunidades de negócios que incluam a implantação de soluções logísticas integradas mais competitivas. Com essa nova operação na Região Norte, expandimos nosso portfólio atual e otimizamos as nossas operações, que envolvem a exportação de grãos e o caminho de volta com a importação de fertilizantes”, afirma Bruno Serapião, CEO da Hidrovias do Brasil. Do total de fertilizantes consumidos no Brasil, cerca de 75% vem de importações dos mercados da Europa, América do Norte, do Oriente Médio e Canadá.

Atualmente, a Hidrovias do Brasil conta com uma Estação de Transbordo de Cargas (ETC) em Miritituba, comboios de barcaças e empurradores, e um Terminal de Uso Privado (TUP) nas proximidades de Vila do Conde. A empresa deverá alcançar uma capacidade operacional de movimentação de 6,5 milhões de toneladas de grãos ao ano até 2020. Além disso, ainda na Região Norte, a Hidrovias tem uma operação de cabotagem para a movimentação de bauxita, por meio de duas embarcações que navegam entre Porto Trombetas (PA) e Vila do Conde.

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