A W Food Service desenvolveu um software exclusivo para seus clientes e fornecedores. Agora, a venda de produtos funciona por meio de uma ferramenta de gestão do processo, facilitando o acompanhamento de todas as etapas e transações do cliente, por meio de relatórios e indicações para a gestão estratégica da área de suprimentos da empresa.
Tanto o fornecedor quanto o comprador têm acesso aos pedidos e ao rastreamento das transações. “Foi a partir do contato B2B que montamos uma rede de negócios que permite que os clientes – franqueados, franqueadores e fornecedores – se relacionem entre si”, explica o diretor da W Food Service, Caio Toledo.
Por meio da plataforma é possível incluir no sistema os fornecedores e franquias, facilitando o processo de compra e venda no dia a dia. “O nosso papel é inseri-los nessa plataforma e fazer toda a cadeia logística da rede. O sistema hoje é fundamental para a cadeia funcionar. O franqueado e a franquia têm total domínio sobre os pedidos e compras, controle de estoque e recebimento do material por meio da plataforma”, conta.
O processo é simples: o comprador tem um log-in e senha para fazer os pedidos de acordo com o seu estoque. Com uma interface simples, nesse sistema ele tem acesso a relatórios de compras anteriores, quantidade de material em estoque e produtos que precisam ser adquiridos.
Segundo a empresa, uma das vantagens nesse processo é a economia no frete, pois todos os pedidos – congelados, resfriados ou secos – de todos os fornecedores são enviados juntos. “Outra vantagem é a oportunidade de novos negócios devido ao acesso a contatos de fornecedores, franquias e franqueados cadastrados, convidando-os para fazer parte do seu negócio. Outro ponto interessante é a possibilidade de incluir novos fornecedores na rede ou até mesmo novos franqueados, aumentando ainda mais as possibilidades de compra”, diz Toledo.