Uma pesquisa realizada pela Sontra Cargo sobre o perfil dos caminhoneiros revelou que para 19,5% dos condutores a internet é uma das três principais necessidades nos pontos de parada, estando abaixo apenas de questões básicas como alimentação (61,7%), estacionamento (49,9%), segurança (27,1%) e serviços mecânicos (22,3%).
O levantamento também mostrou que a necessidade por internet está relacionada ao crescimento da utilização de smartphones por parte desses profissionais. 71,8% dos caminhoneiros possuem aparelhos próprios com acesso a internet e 62,1% afirmam acessar diariamente a rede.
“O uso da internet móvel modificou o jeito como as pessoas se relacionam, consomem e ganham dinheiro atualmente, e com os caminhoneiros não foi diferente. Isso demostra a importância que a internet vem ganhando na categoria e o crescimento do meio, principalmente com planos e pacotes mais acessíveis”, afirma Bruno Moreira, diretor de Marketing da Sontra Cargo.
Ainda de acordo com o estudo, 42,1% usam o celular para buscar cargas, enquanto 25,8% usam o aparelho para interagir nas redes sociais, 24,3% querem acompanhar as notícias e somente 5,4% buscam entretenimento. “A internet proporcionou que, na própria região em que foi entregue o produto, o caminhoneiro seja capaz de procurar e negociar um preço justo para voltar com outro frete até a região que saiu, potencializando os ganhos”, destaca Moreira.