A operadora logística Elog, pertencente ao Grupo Ecorodovias e à BRZ Investimentos, anunciou, neste mês de dezembro, a implementação de dois novos processos que visam otimizar a prestação de serviços em seus Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias) de Curitiba e Santos (SP).
A ferramenta e-tracking, sistema de rastreamento on-line que permite a qualquer cliente da Elog seguir sua carga por todo o trajeto percorrido, desde a liberação do pedido até o destino final, passou por uma importante renovação. Agora, despachantes e comissárias conseguem emitir a averbação eletrônica imediata, além do agendamento de contêineres via web para carga ou descarga de mercadorias no Clia Santos.
O e-tracking envia e recebe dados conforme a necessidade dos clientes cadastrados, que podem até mesmo programar antecipadamente o pagamento de fornecedores e impostos, assim como aprimorar sua logística e linhas de produção de acordo com informações atualizadas em sistema.
Já o Clia Curitiba passou a utilizar mensagens SMS para avisar aos motoristas o momento de carga, descarga, retirada de amostra ou qualquer outra situação que envolva os caminhoneiros. Antes da adoção do novo sistema, os caminhoneiros apenas recebiam uma senha e aguardavam o chamado no painel eletrônico, reforçado pelo sistema de som. Agora, além dos painéis, ao entrar na unidade o caminhoneiro tem seu celular cadastrado para receber o SMS com aviso de chamada.
A novidade, além de permitir que o motorista aguarde em qualquer lugar, mesmo fora da Elog, evita que o mesmo perca o atendimento por não ouvir o chamado. “Com a implantação dessa ferramenta conseguimos reduzir em 60% o tempo médio de entrada dos veículos, com ganho de produtividade nas operações de carga e descarga do Clia Curitiba”, explica o gerente de Operações do Clia Curitiba, Robson Bissani.