A Datalogística, prestadora de serviços de consultoria em gestão de transporte e logística para empresas de todos os setores, busca focar suas operações no segmento de e-commerce oferecendo características flexíveis no software TMS Pattio com o objetivo de melhor atender aos players que atuam no setor.
O sistema, lançado no segundo semestre de 2013 e desenvolvido internamente pela equipe de tecnologia da própria Datalogística, está apto a atender às particularidades do mercado de comércio eletrônico, com opção de comunicação direta com a loja online, conectando a atividade de transporte e as operações de venda em tempo real.
Além disso, por ser totalmente customizável de acordo com as necessidades do cliente, a ferramenta possibilita fácil integração com as transportadoras utilizadas pela empresa, trabalhando com padrões de mercado na troca de arquivos em formato TXT e XML e também comunicação via webservers.
O TMS Pattio oferece ainda integração com outros sistemas de informação, como ERPs (Enterprise Resource Planning). Além da aplicação do software para gestão de transporte, a Datalogística atua com consultoria diretamente no redesenho da operação do cliente, visando gerar redução nos custos logísticos, agilizar o fluxo de informações e otimizar processos.
Atualmente, a empresa sediada em Campinas (SP) já conta com cinco projetos totalmente voltados para o mercado de e-commerce.
Renovação
A Datalogística anunciou, no mês de fevereiro, a renovação do contrato com uma empresa multinacional fabricante de equipamentos médicos para o ano de 2014. Com abrangência nacional, o contrato teve início em junho do ano passado e prevê a otimização dos processos de contratação de frete da companhia, cujo nome não pode ser revelado por questões estratégicas.
De acordo com o diretor da Datalogística, Carlos Pavanelli, o dia a dia da operação do cliente é bastante complexo. “Trata-se de entregas em com alto grau de dificuldade. Mas com a visibilidade que o TMS Pattio proporciona, o relacionamento com os prestadores de serviço e o comprometimento de ambos os lados, podemos concluir que a melhoria é constante”, analisa.
No início dos trabalhos, o cenário apresentado pela multinacional, que trabalhava apenas com um prestador de serviços de transporte, era de custo de frete alto, que resultava em um aumento no valor final do produto. Não existia gestão das operações, mas o maior impacto estava na falta de informação e na performance das entregas.
Com a implantação da consultoria estratégica e do sistema da Datalogística, a companhia passou a contar com novas possibilidades na gestão, buscando alinhar custos, qualidade e manutenção, proporcionando visibilidade financeira e operacional para a tomada de decisões imediatas. “Buscamos sempre o prestador adequado ao projeto, com as devidas licenças para a realização do transporte, cabíveis à operação, com estrutura, know-how e relacionamento saudável”, explica Pavanelli, a respeito da contratação de novas transportadoras.
Integrado ao ERP utilizado pela companhia, o Pattio, segundo o executivo, vem passando por constantes personalizações e adequações para se encaixar cada vez mais na operação do cliente e, como consequência, aumentar os índices de serviço. “Quando falamos de qualidade no transporte, a busca pelo entendimento dos processos deve ser constante, pois com o alinhamento das operações de entrega e as informação geradas, tanto o embarcador quanto o transportador saem ganhando”, conclui Pavanelli.