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Volvo apresenta caminhão movido a GNL

Montadora apresenta o protótipo que, ainda está em fase de testes mas já revela resultados positivos
Por Redacción el 6 de junio de 2013 a las 17h08 (atualizado em 13/06/2013 às 11h56)

A Volvo apresentou hoje, dia 6 de junho, em Itatiba (SP), o primeiro caminhão do Brasil movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) e diesel ao mesmo tempo. A pesar de o veículo ainda estar em fase de testes, o modelo FM 460 cv, que foi importado da Suécia, funciona com aproximadamente 70% de GNL e o restante com diesel. O projeto é fruto de uma parceria entra a Volvo e a White Martins, empresa de gases industriais, para o desenvolvimento de uma solução mais sustentável para os veículos pesados, que operam em longas distâncias.

O modelo, que apresenta 10% menos emissões de CO2, é compatível com a Euro 5 e possui um tanque criogênico de 280 litros para GNL e outro tanque com capacidade para 330 litros de diesel. Além disso, o veículo mantém o mesmo rendimento do que se fosse movido a diesel com 50% a mais de autonomia e custando menos. Com o tanque cheio de GNL, é possível percorrer uma distância de até 600 km.

A Volvo revelou que, os testes iniciados em fevereiro deste ano, foram feitos em um trajeto de 580 km, entre Paulínea e Avaré, no interior de São Paulo. O caminhão rodou carregado com 15 toneladas de GNL em uma operação real de transporte à distribuição de gás natural feita por meio de gasodutos.

“Os primeiros resultados são animadores e temos potencial para viabilizar a comercialização de caminhões GNL no Brasil num futuro próximo. A aplicação da tecnologia já se mostrou viável na Europa e a oferta de GNL no Brasil é muito boa”, destaca Sérgio Gomes, diretor de Estratégia de Caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Ainda segundo o executivo, este projeto faz parte da estratégia da Volvo de colocar no mercado veículos com combustíveis alternativos, menos poluentes e ao mesmo tempo vantajosos do ponto de vista econômico.

Alberto Neumann, gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios conta que em comparação com os motores convencionais que utilizam o gás com vela de ignição, a tecnologia com GNL desenvolvida pela Volvo é entre 30% e 40% mais eficiente, o que por sua vez, reduz o consumo de combustível em 25%.

A Volvo explica que o caminhão também pode rodar usando apenas diesel, porém, sem os mesmos ganhos ambientais e econômicos oferecidos pelo GNL. A tecnologia é baseada no motor diesel convencional equipado com injetores para gás. O diesel entra em ação no momento da ignição da combustão e o restante da potência do motor é garantido pelo gás. O GNL utilizado nos testes, destacou a companhia, são produzidos pela Gás Local, empresa criada a partir do consórcio entre a White Martins e a Petrobras.

A produção de caminhões com esta tecnologia começou na Suécia no segundo semestre de 2012, e os primeiros veículos movidos a GNL já circulam na Europa e nos Estados Unidos. Além do Brasil, o modelo também está sendo testado na Ásia.

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