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A logística a serviço do bom gosto na Etna Home Store

Por Redacción el 6 de octubre de 2004 a las 15h29 (atualizado em 02/05/2011 às 15h32)

     A loja montou para seus clientes uma completa rede de informática, com infra-estrutura em tecnologia planejada e executada pela Capta Tecnologia. De acordo com Carlos José de Oliveira, diretor técnico da Capta, a operação logística da Etna tem funcionado com 100% de disponibilidade desde a inauguração, em 11 de agosto. Toda a rede de informática funciona 24 horas por dia e sempre online. Todos os produtos de automação foram fornecidos à Capta pela CDC Brasil, empresa que atua com revendas em todo o País, distribuindo produtos dos maiores fabricantes do setor.

A logística a serviço do bom gosto na Etna Home Store

     Com dois pavimentos espalhados por 12 mil m2, a Etna Home Store organizou toda a operação de auto-atendimento dos clientes, como consulta de produtos e inclusão de pedidos pelos vendedores. Para tanto, foram instalados 25 totens compostos de uma estação com leitor de código de barras e impressora a laser. Além desses, mais 10 estações wireless (redes sem fio) estão distribuídas pelos ambientes de venda, com a mesma finalidade. Todos os documentos em circulação na loja são dotados de código de barras, o que facilita o processamento de pedidos.

     Na hora de finalizar as vendas, 10 PDVs fixos tipo PC da linha Cash Way estão disponíveis, com impressora fiscal, leitor de código de barras laser da marca Metrologic, impressora de cheques, Pinpad e gaveta. E para aproveitar ao máximo a estrutura, três outros PDVs foram montados em plataformas móveis e são utilizados nos momentos de pico para agilizar a liberação dos clientes. Os processos online funcionam com duas ilhas de atendimento, uma em cada pavimento da loja, e dispõem de 24 estações para diversas operações – o sistema utiliza a internet para acessar bando de dados de instituições de crédito e para a troca de informações com fornecedores.

Armazenagem

     Ao lado da loja, fica o armazém de 8 mil m2 que utiliza 10 estações para os processos de recebimento e expedição de mercadorias. Dentro dele são utilizados 10 coletores de dados, da marca Symbol linha SPT-1846 que funcionam via radiofreqüência para o endereçamento e montagem de carga. O controle logístico dentro do armazém requer agilidade, uma vez que muitos produtos menores podem ser retirados na hora pelo cliente. Ao passar pelo caixa, o pedido é enviado automaticamente ao armazém e, para retirar o produto, a pessoa não precisa esperar muito tempo, pois todo o processo já foi agilizado pelo setor.

A logística a serviço do bom gosto na Etna Home Store

     Carlos José de Oliveira, diretor técnico da Capta Tecnologia, conta que os 15 mil itens diferentes do estoque da Etna são gerenciados pelo ERP da Capta, de mesmo nome. O sistema possui um módulo de logística e armazenagem e faz o controle físico da mercadoria. Quando um produto entra na loja, os operadores informam ao sistema o local da armazenagem; porém, o módulo possui alguns parâmetros e pode alertar o funcionário em caso de armazenagem inadequada. Por exemplo, estocar um produto novo no mesmo local de um produto reparado.

     A operação com todo esse volume de mercadoria – são 400 mil peças no geral e 1.600 vendas efetuadas num sábado, em média – jamais funcionaria bem sem um ERP integrado. Assim, vários elementos do sistema foram duplicados e, em caso de alguma pane, o tempo máximo de espera para recuperação dos serviços é de 30 minutos. "A loja já nasceu mega", diz Oliveira.

www.etna.com.br
www.capta.com.br

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