Já utilizado no CD da rede em Osasco, serviço de comando de voz para separação de pedidos agora é implementado também no CD do Rio de Janeiro
A ID Logistics, operadora logística do Carrefour, acaba de implementar no Centro de Distribuição da rede de hipermercados no Rio de Janeiro o serviço de voice picking (VP). O sistema - que funciona como um hardware orientado por um gerenciamento de estoques (WMS) que transmite os pedidos por comando de voz para cada funcionário que trabalha na separação de pedidos – já havia sido implantado com sucesso, em 2005, na principal unidade logística da rede varejista; o Centro de Distribuição Anhanguera (CDA), localizado em Osasco, na grande São Paulo. O CDA responde por 50% do volume distribuído pela rede, movimentando uma média de 4 milhões de caixa por mês, estocadas em um armazém de 92 mil metros quadrados.
Igualmente responsável pelas operações do CD no Rio de Janeiro desde 2003, a ID Logistics propôs a adoção do VP também no Rio como forma de aumentar a capacidade de separação de caixas por homem/hora, elevando a produtividade da unidade. A intenção é obter resultados tão positivos quanto os alcançados pelo CDA, que em apenas um ano e meio de operação com o VP, alcançou aumento médio de 25% na separação, 52% na produtividade global e retorno do investimento no sistema em apenas 11 meses.
Nicolas Derouin, diretor geral da ID Logistics, ressalta que a tecnologia de voice picking é recomendado para centros de distribuição com grande volume e variedade de itens em expedição, como os do Carrefour, exatamente por tratar-se de uma solução tecnológica que aumenta os níveis de confiabilidade e produtividade nos processos de separação de pedidos, antes manuais e com papel.
Ele explica que, apesar de tecnologicamente sofisticada, a tecnologia de voice picking é de fácil utilização. Com um receptor de rádio acoplado à cintura (talkman) e ligado a um headset, com fone de ouvido e microfone, o separador recebe os comandos por voz. Através do talkman, o sistema passa para o preparador o endereço de picking e a quantidade de cada item a ser separada. Ao chegar no local e fazer a separação ele deve confirmar o que e quanto foi separado para que o sistema confirme a operação. Importante ressaltar que a operação somente é validada pelo sistema se a quantidade e o endereço informados pelo separador estiverem corretos.
No fim do processo de separação o pedido é direcionado para doca de expedição para posteriormente ser enviado a loja que o solicitou. Todo esse processo – tanto o recebimento da mensagem quanto a sua confirmação para o sistema – é realizado por comando de voz, permitindo que os operadores trabalhem sem fazer anotações ou controles em papel, ou seja, ficam com as duas mãos e os olhos livres para atender aos pedidos mais rapidamente e com maior precisão. “O resultado é redução de custos na operação com aumento de produtividade e qualidade, uma vez que também diminuem os erros de separação e de inventário”, acentua Derouin.
A explicação é corroborada pelo gerente de Logística do Carrefour do Rio de Janeiro, Davi Venâncio de Oliveira. Ele acrescenta que a eliminação dos papéis na operação, além de gerar redução de custo no uso e consumo de papeis e impressoras, também torna as tarefas mais simples e com menor risco de erros e avarias durante as movimentações dos produtos. “Em qual operação logística de grande porte que não se busca a todos os momentos ganhos de qualidade, organização e produtividade?”, indaga o gerente, detalhando que o Centro de Distribuição do Carrefour no Rio de Janeiro tem 9 mil metros quadrados e movimenta uma média de 750 mil caixas por mês. Na opinião do gerente, a implantação do voice picking nos CDs irá otimizar as unidades, tornado-as mais modernas e produtivas. “A meta é atingir o máximo de produtividade na quantidade de caixas movimentada por homem/hora”, finaliza o executivo.