Presente nos outros terminais da operadora, software promove a troca de informações entre o tecon e o armador, reduzindo erros e custos
A Santos Brasil concluiu, em maio último, a implementação do software EDI no Tecon Vila do Conde (PA). O dispositivo Electronic Data Interchange, na sigla em inglês, permite que a troca de documentos e informações entre o terminal e o armador aconteça em tempo real, sem a necessidade de se produzir relatórios diários sobre a movimentação de contêineres. O sistema, desenvolvido pela própria operadora, levou cerca de 30 dias para ser implantado no tecon paraense.
Entre os benefícios gerados pela adoção do EDI, estão a redução dos custos e o aumento da confiabilidade dos processos, o que diminui a margem de erro. “Nós recebemos, no primeiro trimestre, 18 navios, cada um deles com uma média de 160 contêineres. Antes da implantação do software, os dados relativos a todas essas operações eram incluídos manualmente em uma planilha Excel, com informações trocadas por email, por exemplo. Era um trabalho gigantesco”, lembra André Quirino, gerente-geral de Vila do Conde.
O que o software faz, através de diversas plataformas possíveis, é atualizar todos esses dados de movimentação de contêineres automaticamente, ligando o sistema do terminal diretamente ao do armador. “Com o EDI, praticamente se elimina a margem de erro desse processo, o que otimiza a nossa operação e aumenta a satisfação do nosso cliente”, afirma Quirino, completando que, para o programa funcionar corretamente, é necessário que o armador também tenha o dispositivo. O executivo informa que todas as companhias marítimas que atuam em Vila do Conde contam com o sistema, como K Line, CMA CGM, MSC e Maersk.