Provedora de tecnologia e soluções para logística de armazenagem acredita no potencial do mercado nacional para comercializar o seu WMS e ferramentas
A fabricante alemã de tecnologia e soluções integradas para logística de armazenagem, Ehrhardt + Partner (E+P), instala uma representação, no Rio de Janeiro, para iniciar suas atividades no Brasil. Segundo Hannes Winkler, diretor da Exemplo Excelência Empresarial em Logística, empresa constituída no início de janeiro para prospectar o mercado nacional para a fabricante. “Nossa primeira iniciativa foi apresentar a tecnologia de WMS a FIESP, que resultou numa parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –, que usará o nosso sistema para treinamento nos cursos regulares”, comenta.
Em visita ao Brasil, neste início de fevereiro, Marco Ehrhardt, gerente geral e sócio da empresa, explica as razões da opção pelo país: “Este é um mercado que tem um enorme potencial de crescimento, especialmente em nosso setor, e que poderá centralizar operações também em nações vizinhas”, justifica. O empresário confirma que esta é a estratégia da Ehhardt+Partner, que tem apostado em crescer em outros continentes, como recentemente fez, implantando um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes.
Nos continentes onde atua – Ásia (China), Europa e América do Norte (EUA) – a empresa mantém uma carteira de clientes expressiva de empresas de ponta como, Volvo, IBM, DHL, Avaya, Hellman Worldwide Logistics, Olympus, Sony, GE, Philips entre outros. Ao todo a Ehrhardt + Partner participa atualmente de mais de 300 projetos, além de manter mais 400 centros de logística distribuídos pelo mundo. Para se ter uma idéia, na rede de drogarias Rossmann, um dos clientes da empresa, são realizadas 1,4 milhão de separações por dia, envolvendo 1.100 lojas e cinco CD’s, utilizando as ferramentas da E+P, com todas as funcionalidades (pick-by-voice, pick-by-ligth, WMS etc). “O trabalho interdisciplinar da empresa permite otimizar, em longo prazo, os processos de armazenagem, incluindo um crescimento no desempenho e retorno para a cadeia logística de nossos clientes. Temos inúmeros cases de sucesso”, comenta Ehrhardt.
Embora não tenha fechado nenhum contrato ainda, pelo fato de estar a tão pouco tempo no país, a Ehrhardt + Partner já preparou uma versão de software em língua portuguesa de produtos e soluções de armazenagem, mas a tendência é a de que os negócios sejam concretizados, inicialmente, com clientes globais. “A empresa acredita no mercado brasileiro e planeja incrementar seu volume de negócios por aqui. Neste momento, temos que ter paciência para entender a dinâmica deste mercado. Vamos aprender mais sobre a cultura local”, diz. A tarefa de prospectar clientes e apresentar todos os argumentos técnicos e comerciais relativos a armazenagem e gerenciamento de projetos caberá a Hannes Winkler.
Os produtos
O portfolio de serviços oferecidos pela fabricante cobre todas as atividades relativas às áreas de consultoria, planejamento e treinamento, além da oferta de hardware e software de última
geração, com os quais, aproximadamente 30 milhões de separações são controladas diariamente em todos os continentes.
A linha compreende o WMS (LFS 400) integrado a novas tecnologias como pick-by-light, pick-by-voice, pick-by-belt e RFID e ou que permitem conectividade e rastreabilidade total na cadeia logística.