Expectativa é otimizar os controles de processos integrando setores operacional e financeiro
A GoldSoft Informática, empresa que desenvolve softwares com foco exclusivo no mercado de comércio exterior, fechou, no último dia 30 de agosto, uma parceria a fim de implantar seu ERP nas operações da Barci Logística. O projeto tem como finalidade aplicar o GS-Comex – solução que possibilita automatizar a empresa, integrando os setores operacional, de exportação, importação, aéreo e marítimo, com o financeiro. Atualmente, a Barci utiliza um programa local que não permite o compartilhamento de informações.
A previsão é de que o software esteja completamente instalado em 90 dias. Segundo o gerente de Marketing da GoldSoft, Antonio Bazzuco, a primeira fase do projeto, com duração de 20 dias, consiste na montagem dos quatro módulos – importação, exportação, financeiro e web tracking (ferramenta que possibilita aos clientes da Barci visualizar informações referentes as suas solicitações por meio da internet). Na etapa seguinte, a GoldSoft promove um treinamento junto às pessoas envolvidas na operação. “Cerca de 12 funcionários serão treinados durante uma semana por um de nossos multiplicadores”, diz. A etapa final é destinada à implementação do software no servidor da Barci e à instalação da ferramenta em cada uma das dez estações de trabalho envolvidas na operação.
Na opinião de Bazzuco, o GS-Comex é um sistema que contribui para o crescimento e aperfeiçoamento das empresas atuantes no setor de comércio exterior. “Nosso ERP é uma solução que pretende oferecer a melhor ferramenta de controle de processos, além de permitir uma integração total das áreas comercial e operacional com a área financeira da empresa. Além disso, possibilita o gerenciamento de todas as unidades de negócios de forma integrada”, afirma.
O objetivo é otimizar os controles de processos e oferecer maior rapidez e segurança na tomada de decisões estratégicas. A gerente financeira da Barci, Cynthia Rossi, reforça a tese. “Queremos vincular o que recebemos dos clientes com os pagamentos de despesas e diminuir o tempo de conferência dos relatórios em 50% o que, hoje, é realizado manualmente”, afirma.