A empresa de soluções de telecomunicação via satélite Globalsat Brasil, afiliada local do Globalsat Group, está à frente da modernização das comunicações de locomotivas de transporte da VLI Logística. Em parceria com a Viasat, Inc. (NASDAQ: VSAT), a iniciativa faz parte de um projeto de dez anos para tornar ainda mais modernas as operações
ferroviárias brasileiras.
A companhia está instalando uma solução híbrida de satélite e conectividade LTE para fornecer comunicações rápidas e altamente confiáveis e implementar uma série de melhorias para a VLI. O projeto foi desenvolvido sob medida com o objetivo de atender às necessidades da empresa, que figura entre os principais players do setor de logística multimodal no Brasil.
De acordo com a Globalsat, a inovação é capaz de suportar qualquer operação do sistema de bordo atual e possibilita acompanhar a evolução e integração de novas tecnologias. Isso inclui o "Positive Train Control", ou PTC, que monitora e controla automaticamente os trens para garantir operações seguras, além da introdução de sinalização avançada. Monitorando dados da frota em tempo real, a VLI poderá operar sua rede de forma mais eficiente e reduzir o “transit time”.
A solução também permite que as equipes de controle da VLI se comuniquem diretamente
com os operadores das locomotivas em caso de emergência ou para fornecer informações
sobre problemas iminentes, reduzindo o tempo de resposta de minutos para segundos.
A modernização abrange mais de 1.800 quilômetros de rede ferroviária nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo pontos estratégicos como o porto de Santos-SP. O serviço híbrido de satélite/LTE também garante cobertura confiável e resiliente, mesmo em
caso de falhas. Atualmente, o projeto está em fase de comissionamento.
A solução personalizada Globalsat Group/VLI visa modernizar e padronizar o licenciamento de
locomotivas e veículos rodoferroviários por meio da comunicação de dados IP, garantindo que
os trens da VLI estejam em conformidade com os padrões necessários à interoperabilidade,
capacitando-a a transitar suas composições em qualquer via férrea do território nacional de
maneira cada vez mais ágil.
Flávio Pfeifer, especialista em sinalização e telecomunicações da VLI, informa que “as ferrovias dependem cada vez mais de sistemas avançados de telecomunicações para controlar e monitorar locomotivas. Para o licenciamento de trens, os sistemas de telecomunicações são cruciais, pois garantem a conformidade com os padrões regulatórios e de segurança".
O diretor geral da Globalsat Brasil, Flávio Franklin, afirma que “a comunicação rápida é crucial, pois fornece maior controle sobre as operações da rede ferroviária”. Para ele, é ótimo ver a VLI Logística liderar este projeto inovador. No futuro, serviços como este podem viabilizar sinalização avançada, automação, aplicativos móveis em tempo real e operações assistidas para maximizar o valor das cadeias de suprimento.
Andy Kessler, vice-presidente da Viasat Enterprise, acrescenta que “empresas de logística como a VLI são vitais para vários ramos da indústria. Comunicações via satélite rápidas e eficientes podem agregar visibilidade ao centro de comando para empresas como a VLI e ajudar toda a rede a funcionar com muito mais eficiência - tema crucial em um segmento em que tempo é dinheiro. Além disso, conectividade confiável pode ajudar os funcionários a permanecerem conectados e, mais importante, seguros, onde quer que operem”.