A Maxtrack, empresa de tecnologia para rastreamento de passageiros e cargas, passou a investir no desenvolvimento de uma ferramenta voltada para a automação de veículos de grande porte. Com um trabalho iniciado em 2022, a companhia já é capaz de proporcionar automação em nível 2 (direção parcial), quando há controle de velocidade adaptativo e assistente de centralização da pista ao mesmo tempo.
Os veículos equipados com o sistema avançado de assistência à direção (ADAS) da Maxtrack podem assumir a desaceleração e frenagem em cenários específicos. A automações do sistema têm foco em segurança: o ADAS conta com controle de velocidade por área, redução de velocidade como advertência após violação de conduta.
A funcionalidade de assistência efetiva ao condutor também permite captar informações de segurança, como alinhamento com faixas e proximidade de veículos à frente, por exemplo. Os dados coletados são incluídos nos alertas do sistema de assistência, além de contribuir com as análises de comportamento de risco, desatenção e fadiga.
"Para o motorista, além de segurança, a solução carrega um propósito educacional na automação. Após algum tempo de uso, os motoristas tendem a parar de violar a velocidade e passam a dirigir dentro das normas seguras", explica Gustavo Travassos, fundador da Maxtrack.
Hoje, mais de 20 mil veículos pesados equipados com a solução de ADAS da Maxtrack já suportam essas novas funcionalidades, e a fabricante faz atualizações remotas periódicas que garantem a evolução permanente da frota instalada. "A automação é parte de um futuro tecnológico próspero, que reduz riscos e promove qualidade de entrega em todas as frentes. Sabendo disso, nossa tecnologia é mais uma ferramenta que contribui efetivamente para o desenvolvimento do setor brasileiro", explica Braulio Carvalho, CEO da Maxtrack.
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