A TegUP, empresa de venture capital da Tegma Gestão Logística, abriu as inscrições para o Programa de Desafios 2023, que vai selecionar startups de logística para aceleração. Neste ciclo, os participantes vão desenvolver soluções em quatro desafios.
O primeiro desafio tem como foco a gestão de torre de controle. A solução pode ser por meio de ferramenta que use IA (Inteligência Artificial), machine learning ou qualquer outra tecnologia para auxiliar na gestão de risco na tomada de ação e decisão. O segundo se concentra na gestão de treinamentos operacionais, por meio de ferramenta online e intuitiva que ajude a treinar times externos, principalmente de motoristas e colaboradores operacionais que normalmente cumprem sua jornada fora da empresa.
O terceiro desafio é o desenvolvimento de WMS (Warehouse Management System), que permita ter um sistema próprio de gerenciamento para que a operação possa ser cada vez mais controlada e com informações mais assertivas. O desafio parte da necessidade de se dispor de um sistema que faça o gerenciamento de toda a carga, desde sua entrada no armazém até a expedição, passando por todo o workflow de conferência, montagem de carga e faturamento. Já o quarto desafio estabelece o desenvolvimento de ferramenta para saturação para containers, caminhões e armazéns, que ajude a identificar as melhores configurações de estufamento para cada carga, caminhão, containers ou espaço no armazém.
Desde o terceiro ciclo, realizado em 2019, a coordenação do programa define temas específicos para que as soluções apresentadas pelas startups estejam alinhadas às necessidades do setor, demandadas tanto pela Tegma quanto de empresas clientes. “Por meio deste Programa, mantemos uma relação estreita com todo o ecossistema de startups focadas em logística. Desde 2017, temos contato com mais de quatro centenas de empresas inovadoras e empreendedoras”, destaca José Carlos de Souza Filho, Gerente de Inovação.
Conheça as etapas do programa:
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto de 2023 pelo site da TegUP. Após o período de inscrição e de análise das informações cadastradas, o Comitê de Seleção escolherá as startups com propostas mais aderentes aos desafios. Na etapa seguinte, as selecionadas farão uma apresentação (pitch) individual da sua solução para o desafio escolhido, que será feito de maneira remota.
As startups com as soluções mais promissoras serão conectadas com os sponsors dos desafios para a criação conjunta de um projeto-piloto. Com o apoio e incentivo dos sponsors, as startups terão nove semanas (contados os dias corridos) para desenvolverem e testarem seus projetos. Por último, será realizado o Demo Day, em que os participantes deverão apresentar o projeto e resultados para todos os stakeholders do programa.
Para mais informações, acesse o site da TegUP.
LEIA TAMBÉM: