O HCS Group, fornecedor de internacional de hidrocarbonetos de alto valor agregado, obteve visibilidade de 95% dos seus contêineres transportados adotando uma tecnologia de visibilidade em tempo real na sua cadeia de distribuição. A plataforma, desenvolvida pela Project44, foi empregada para o transporte de cargas marítimas e terrestres.
A Project44 é uma startup norte-americana especializada em inovações para a visibilidade no setor de supply chain. No trabalho com o HCS, seu desafio foi solucionar o problema das empresas do grupo com a detecção de atrasos. Antes da adoção da nova plataforma, o grupo teve diversas situações em que problemas foram detectados muito tarde no processo de entrega para permitir uma resolução rápida ou tempo para obter outra opção de entrega.
O grupo HCS, sediado na Alemanha, é um fornecedor internacional de hidrocarbonetos especiais, atuando por meio de três marcas em mais de 90 países. Seus produtos incluem óleos de transformadores não utilizados e reciclados, querosene, gasolina, solventes de grau eletrônico, entre outros. A cadeia de suprimentos da empresa envolve sete locais de produção e escritórios de vendas em cinco países.
Com a plataforma da Project44, o HCS Group passou a poder oferecer notificações em tempo útil aos clientes em caso de atrasos e reduzir o impacto negativo de atrasos nas entregas nos processos produtivos, garantindo maior eficiência e satisfação do cliente.
A nova solução também pode ser integrada ao sistema SAP já existente da companhia. "A integração com o sistema SAP do HCS Group facilita a transferência dos dados de embarque para a project44, que então rastreia todos os detalhes relevantes de cada transporte. Para simplificar e agilizar a integração dos membros da equipe do HCS Group na nova solução, o HCS Group criou uma experiência que exige apenas um clique para que os funcionários acessem o módulo de gerenciamento de transporte", comenta Florenz Treschau, vice-presidente sênior de gerenciamento da cadeia de suprimentos do HCS Group.
"A partir daí, basta acessar o rastreamento de remessas da project44. Isso permite que todos vejamos, em tempo real, onde as mercadorias estão localizadas, juntamente com estimativas de chegada (ETAs) atualizadas para o destino final", explica Treschau.
LEIA TAMBÉM: