Buscando fortalecer o comércio eletrônico da marca nacionalmente, que completou 20 anos no Brasil, a Maped decidiu investir em tecnologia e adotou o Sistema TMS Entregou, fornecido pela eSales. De acordo com André Ferreira, gerente de Supply Chain da Maped, o transporte dos produtos sempre foi uma etapa muito importante para a operação e era necessário automatizar processos que, antes, eram realizados manualmente. Só em 2023, mais de 12 mil entregas devem ser acompanhadas através da tecnologia.
"Temos 50 representantes e cada um gerencia centenas de notas fiscais de compra em aberto. Antes, para consultar essas entregas o representante tinha que ligar no nosso escritório, pedir relatórios. Agora, basta ele acessar o sistema para tirar qualquer dúvida", explica Ferreira.
O TMS conecta todas as etapas da cadeia logística, desde a gestão de pátio para recebimento de insumos, passando pela contratação de fretes, integração com transportadores, conferência e auditoria de fretes, gestão de CT-es e ocorrências de transporte, visibilidade de faturas, tracking de pedidos, ressarcimento e indicadores da operação.
Segundo a eSales, em 2022, os custos de importação deram um salto e isso afetou a cadeia de transportes da Maped. Para lidar com isso, a empresa fez uma reestruturação no sistema para a multinacional e, assim, revisou-se a malha, o que gerou uma troca de transportadores, e dividiu-se algumas áreas. O trabalho conjunto evitou prejuízos e permitiu que a operação fechasse o ano alinhada às expectativas da empresa.