A Bracell, fabricante de celulose solúvel, anunciou a instalação de câmeras com inteligência artificial nas cabines dos caminhões interligadas a uma central de monitoramento 24h e a implementação de módulos de bem-estar para aumentar a segurança dos motoristas. O monitoramento é realizado na sede da empresa, em Lençóis Paulista (SP).
De acordo com a Bracell, o sistema consiste em um acompanhamento em tempo real, que emite alertas em caso de cansaço, sonolência ou desvio de atenção do motorista. Além disso, desde outubro de 2022, a empresa também investe no módulo de bem-estar.
O módulo permite que os motoristas do turno noturno passem por um ‘circuito’, com dez minutos de duração, acompanhados por técnicas de enfermagem que realizam a aferição de pressão, fazem o teste de reflexo, exercícios e alongamentos, com o intuito de monitorar a qualidade da saúde do motorista.
“Este sistema nos permite adotar as medidas necessárias de forma imediata. Com isso, aumentamos ainda mais a segurança para nosso time de motoristas e para os usuários das rodovias que vêm ao encontro de um dos nossos valores, sendo o cuidado com as comunidades onde atuam nossas operações”, destaca André Luis Scarin do Amaral, gerente de Logística Florestal da Bracell.
André apontou uma redução de mais de 50% no número de alertas na Central de Monitoramento, resultado que ele atribui às ações em conjunto realizadas em parceria com a área de segurança da empresa.
“Durante todo o ano são feitas diversas ações preventivas relacionadas à segurança dos motoristas como palestras, treinamentos e diálogos diários sobre o tema. Acredito que esses resultados são reflexos dessas práticas somadas à tecnologia das câmeras, à Central de Monitoramento e ao módulo de bem estar.”