A Scania instalou e testou com sucesso um sistema piloto de carregamento de megawatts da ABB E-mobility, representando o próximo marco no desenvolvimento de uma solução de carregamento eficiente e de alta potência para veículos pesados. Esse foi o primeiro teste realizado no desenvolvimento do sistema. A tecnologia permitirá reduzir pela metade o tempo de carregamento para veículos pesados.
O teste inicial foi destinado para provar a viabilidade técnica do carregamento de alta corrente. Isso resultará na implantação progressiva de carregadores de alta potência, começando em 1.500 Amperes e, eventualmente, estendendo-se para o escopo completo do MCS de até 3.000 Amperes, de acordo com informações da ABB.
"A tecnologia MCS é crítica para os caminhões elétricos de longa distância da Scania, em que tanto o tempo de direção quanto o tempo de descanso são regulados por lei. O veículo pode ser conduzido por no máximo 4,5 horas antes que o motorista precise fazer uma pausa de 45 minutos e, durante esse período, o caminhão precisa carregar com energia suficiente para operar por mais 4,5 horas. Devido ao tamanho das baterias, o carregamento rápido e de alta potência é essencial", disse a ABB em comunicado.
A partir deste ano, a Scania pode oferecer caminhões com o conector pré-padrão MCS para clientes com necessidades específicas e pronunciadas, com o início da produção previsto para 2024. A ABB E-mobility apresentará a próxima iteração de sua tecnologia MCS no final de 2024/início de 2025.
"Verificamos um impulso no transporte elétrico e o nosso objetivo é que 50% de todos os veículos que vendermos anualmente até 2030 sejam elétricos. Para atingir esse objetivo, será necessária infraestrutura e o MCS é uma peça crucial do quebra-cabeça para que ela avance daqui para frente ", afirma Fredrik Allard, Responsável da E-mobility da Scania.
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