Cerca de 700 tipos de produtos acabados geram a necessidade de movimentar 140 mil unidades por mês, enquanto 9,6 mil itens de peças de reposição são responsáveis pelo deslocamento mensal de 160 mil unidades. Nesse universo, os ganhos de tempo obtidos com a precisão do sistema de logística tornaram-se um diferencial expressivo para a fabricante. Intermec: (11) 6959-3022
Após serem retirados dos caminhões, os produtos seguem o local de armazenagem, onde permanecerão até o novo embarque. O operador recebe os dados no coletor, através da rede wireless, ele localiza o ponto onde o produto será encontrado, confirma a movimentação no coletor e a informação é registrada pelo sistema.
Agora, os lugares são definidos segundo o melhor aproveitamento da área e a ordem do deslocamento. No momento da retirada, o operador lê a etiqueta afixada no chão, depois que está colada na caixa e a transporta para o caminhão. Antes de sair, as características dos produtos são checadas novamente pelos conferentes, também com coletores de dados da Intermec.
"Esse processo tornou o trabalho muito mais ágil e seguro, pois permite a conferência pelo próprio operador da empilhadeira, que nem precisa sair do veículos", destaca Gerson da Silva Lopes, gerente de Sistemas e Tecnologias da BSH Continental. Antes da instalação do sistema, o controle era feito a mão, em uma planilha, consultada pelo operador a cada movimentação.
O sistema que gerencia as operações de logística é o WMS, da SAP, implantado em três meses pela Logup Consultoria, parceira da Intermec. "Além da rapidez na comunicação e integração com o sistema ERP, podemos destacar eficiência na distribuição de tarefas", atesta o gerente. Outro benefício que a automatização trouxe foi a divisão homogênea do trabalho entre os funcionários.
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