A Vibra iniciou ao final do mês de junho o projeto para disponibilizar sua rede de recarga elétrica rodoviária. O plano de negócios prevê a instalação de um total de 70 eletropostos até o fim de 2023 (50 em rodovias), criando um corredor elétrico no Brasil, com quase 9 mil quilômetros de extensão.
Segundo a empresa, a diversificação de serviços de energia nos postos é um importante passo para o seu negócio, que trabalha na implementação de uma plataforma multienergia que visa a ampliação da oferta de energias de fontes renováveis e sustentáveis. Com esse movimento, a Vibra afirma ainda que reforça seu compromisso de liderar a transição energética no Brasil, oferecendo mais alternativas de energia para os seus clientes.
O primeiro Posto Petrobras a receber o Eletroposto Vibra é o Posto Arco-Íris Roseira, um empreendimento localizado na Rodovia Presidente Dutra, KM 82, em Roseira (SP), no sentido Rio de Janeiro. O espaço está equipado com um carregador ultrarrápido com três pontos de recarga, com plugues dos padrões CCS-2, CHAdeMO e conector Tipo 2, com potência máxima de saída de 150 kW em corrente contínua e 43 kW em corrente alternada, o que proporcionará aos usuários, dependendo da capacidade do veículo, o carregamento de 80% da bateria em até 20 minutos - o que permite, por exemplo, que a maioria dos veículos chegue ao Rio de Janeiro sem a necessidade de uma nova recarga.
“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários se deu porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias, uma vez que são pouquíssimas as opções disponíveis de pontos de recarga nas estradas brasileiras. Este movimento é fundamental e está totalmente alinhado ao nosso objetivo de entregar as melhores alternativas energéticas e de mobilidade aos nossos clientes dos Postos Petrobras e a sociedade em geral", afirma o presidente da Vibra, Wilson Ferreira Junior.
Estratégia
O plano de negócios, informa a Vibra, prevê até 2023 a criação de um corredor elétrico que conectará mais de sete estados brasileiros, conectando as região Sul e Sudeste do país, além de cidades como Brasília. A companhia ressalta que tem como meta disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030. O projeto inclui também soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio de um acordo com a EZVolt.
“Sabemos que o setor de transporte passará por mudanças com a transição energética, tendências de mobilidade e conveniência desafiarão a distribuição de combustíveis nos moldes do que temos hoje, visando a ampliação no consumo de renováveis. A Vibra tem em mente que o carro elétrico é uma alternativa aos veículos movidos à combustão. No entanto, essa é uma mudança gradativa e de longo prazo. Segundo um estudo realizado pela BCG para a Vibra, veículos elétricos e híbridos ganharão relevância, representando aproximadamente 30% das vendas de veículos novos e participação de mais de 10% na frota circulante, a partir de 2030. Na construção desse caminho, o etanol tem um papel estratégico como combustível da transição, sabemos que a tendência é aumentar esse consumo nos próximos anos”, explica Ferreira Junior.
Acordo
A Vibra diz que o processo de eletrificação da rede postos ganhou corpo com o aporte feito na EZVolt, que possui uma rede de eletropostos no Brasil. A empresa adota o modelo charge-as-a-service e conta que tem a missão de desenvolver o projeto nos postos com a Vibra, fortalecer as frentes onde já atua, oferecendo uma solução completa de recarga para veículos elétricos, com instalação, operação e manutenção dos equipamentos, e ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas.
Além disso, a EZVolt afirma que está constantemente aprimorando seus produtos e serviços e idealizando soluções para acompanhar as tendências e necessidades do mercado. A empresa possui mais de 300 carregadores em sua rede, com presença em nove estados brasileiros, entregando mais de 3 mil recargas mensais de baterias automotivas. Além disso, já tem projetos estabelecidos com empresas de frota elétrica e acordos com montadoras de veículos premium.
O investimento em eletropostos também é mais uma ação que contou com o Vibra co.lab, hub de inovação da companhia que permite a criação de conexões com startups e scale-ups em temas como mobilidade, conveniência, novas fontes de energia e outras tecnologias emergentes, construindo alternativas para os principais desafios do mercado.
A WEG é a responsável pelo fornecimento das estações de recarga ultrarrápida, desenvolvidas especialmente para atender as necessidades de potência, velocidade de recarga e segurança que os usuários de veículos elétricos necessitam. Já a EZVolt será a responsável pela operação e manutenção da rede de eletropostos Vibra e, também, pela integração do software com o app do Premmia, programa de relacionamento da rede de Postos Petrobras.
Atualmente, o serviço de recarga elétrica no Posto Arco-Íris será uma cortesia para os clientes da Vibra. Os clientes cadastrados no Premmia, que recarregarem seus veículos no posto acumularão dez vezes mais pontos no programa. No futuro, o app do programa de relacionamento funcionará de forma integrada, permitindo além do pagamento pela recarga, o planejamento de viagens com a programação de paradas para recarga em eletropostos Vibra, com segurança e confiabilidade.
Meio ambnbiente
Com a expansão da rede de eletropostos, a Vibra reforça que pretende acelerar iniciativas de levar energia renovável para os Postos Petrobras. Hoje, os postos conectados à rede elétrica em alta tensão têm a opção de adquirir energia no mercado livre, ou a partir de usinas de Geração Distribuída, para o caso dos postos com menor consumo de energia, ligados à rede em baixa tensão. Essa oferta se dá via Comerc, plataforma de energia na qual a Vibra lidera o bloco que detém 50% do capital social da companhia. Em ambos os casos, o custo da energia é reduzido, e a energia proveniente de fontes renováveis.