A BYD anunciou ontem, dia 29 de março, o lançamento da bateria Blade para veículos elétricos. De acordo com a própria companhia, a novidade reflete sua determinação em resolver questões sobre a segurança das baterias, redefinindo os padrões para todo o setor.
A Blade, que vem sendo desenvolvida pela BYD nos últimos anos, conta com células singulares que são colocadas juntas e então inseridas em um pacote. Devido à estrutura otimizada do pacote de baterias, a utilização de espaço é otimizada em mais de 50%, em comparação com as baterias convencionais de bloco de fosfato de ferro-lítio.
Segundo a companhia, o novo produto passou com sucesso pelo teste de penetração de um prego, o que é visto como a maneira mais rigorosa de testar a avalanche térmica em baterias. Durante os testes de perfuração, a Blade não emitiu fumaça ou fogo e a temperatura de sua superfície atingiu apenas de 30º a 60ºC.
Nas mesmas condições, uma bateria de lítio ternária excedeu 500ºC e queimou violentamente, e apesar de uma bateria convencional de bloco de fosfato de ferro-lítio não emitir chamas ou fumaça abertamente, a temperatura de sua superfície atingiu níveis perigosos de temperatura de 200º a 400ºC. Isso significa que os veículos elétricos equipados com a bateria Blade são muito menos suscetíveis a pegar fogo, mesmo que sejam severamente danificados.
A Blade também passou por outras condições extremas em testes, ao ser esmagada, curvada, aquecida em um forno de 300ºC e sobrecarregada em 260%. Nada disso resultou em fogo ou explosão.
“Hoje, muitas marcas de veículos estão discutindo conosco a formação de parcerias, com base na tecnologia da bateria Blade”, revela He Long, vice-presidente da BYD e presidente do conselho da FinDreams Battery. Segundo o executivo, a companhia terá satisfação em compartilhar e trabalhar com parceiras globais para obter resultados mutuamente benéficos para todos os protagonistas do setor.
O veículo elétrico Han, modelo sedã flagship da BYD, com lançamento programado para junho, virá equipado com a bateria Blade, e contará com uma autonomia de 605 quilômetros. Detalhes a respeito da utilização da nova bateria em veículos de carga ainda não foram divulgados.