Unificar e agilizar a troca de informações de negócios com a rede credenciada de revendedores. Esta foi a proposta da Michelin na criação do seu portal de negócios B2B. Implementado em novembro de 2003, o portal foi desenvolvido pela empresa de consultoria em TI Neoris e já responde por cerca de 97% dos pedidos de revendas. "A implantação da iniciativa B2B no Brasil foi tão representativa que o projeto está servindo de referência para a matriz francesa e para a subsidiária norte-americana", afirma Luiz Dias, gerente de Sistemas de Informação e Integração de TI da Michelin.
Entre os serviços oferecidos pelo Bibnet estão a inserção e o monitoramento de novos pedidos em tempo real, com espelhos de notas fiscais e impressão de boletos, substituição de pneus em garantia e acompanhamento de metas e bonificações de vendas. O sistema traz também o catálogo completo de produtos (além de pneus para todos os tipos de veículos, a Michelin desenvolve sistemas de ligação ao solo e publica guias de viagem, mapas e atlas), com preços e condições de pagamento, além de fornecer informações gerais sobre o mercado de pneus e concorrentes.
A nova ferramenta da empresa permite também aos usuários a inclusão de informações personalizadas, de acordo com o perfil de cada revenda. A integração dos dados, que demorava em média uma hora, passou a ocorrer em apenas 10 minutos com o novo sistema. E o portal foi ainda responsável por uma redução de 12% no número de chamadas do Serviço de Atendimento aos Revendedores (SAR).
Para atender às necessidades da Michelin, o portal foi implantado na tecnologia IBM WebSphere e considerou-se a integração com os sistemas de ERP (da JDEdwards) e de CRM (da Siebel) utilizados pela empresa.