Em recente visita ao Brasil, o francês Olivier Boccara, Front Office Director da Bolloré Logistics, concedeu uma entrevista exclusiva à Revista Tecnologística, em que detalhou os negócios do Grupo Bolloré, uma das 500 maiores companhias do mundo em volume de negócios, e falou sobre suas expectativas para o mercado brasileiro.
No início de 2016, a Bolloré Logistics concluiu mundialmente a unificação da marca de todas as empresas do setor, que passaram a carregar um mesmo nome, como parte da estratégia de fortalecimento de sua marca. Com isso, a operadora logística SDV, subsidiária do grupo francês no Brasil, passou a se chamar Bolloré Logistics Brazil. O grupo está presente no país desde 1975, atendendo empresas nacionais e multinacionais.
Líder de mercado na França e em toda a África, a Bolloré é um dos cinco maiores operadores logísticos da Europa e está entre os dez maiores do mundo. Fundado em 1822, o Grupo Bolloré possui, além da divisão dedicada à logística, negócios nos segmentos de comunicação, com a Havas Communication, e em tecnologia, com a Blue Solutions.
“Os negócios no supply chain estão passando por uma grande transformação, devido à revolução digital e à massiva quantidade de dados com os quais lidamos diariamente”, explica Boccara. “Além disso, nossa presença global e nos mais diversos segmentos demanda que estejamos preparados para atender clientes de todos os tipos e tamanhos. Por isso, tomamos a iniciativa de investir muito dinheiro em inovação. E como o grupo atua também em negócios de mídia e comunicação, que já passaram por essa revolução tecnológica antes, temos muito conhecimento no assunto. Assim, a divisão de logística absorveu muitas pessoas dessas áreas para moldar completamente os negócios para essa nova realidade”.
A partir dessa iniciativa, foi criado um novo sistema, chamado Plataforma de Gestão de Decisão (DMP, na sigla em inglês para Decision Management Platform). Todas as aplicações utilizadas pelo grupo estão conectadas a essa plataforma, cujo papel principal é indicar a melhor e mais otimizada solução logística para cada cliente. Desde grandes contas até pequenas e médias empresas podem se beneficiar desse novo conceito on-line oferecido pela Bolloré, que funciona como um centro nervoso tecnológico do grupo.
“Nós passamos a digitalizar todo o legado da companhia. Integramos todos os dados gerados pelas operações logísticas globais e trabalhamos com business intelligence para oferecer sempre a melhor solução possível de acordo com as necessidades específicas de cada cliente”, complementa Boccara.
Contar com sistemas totalmente integrados abrangendo todas as unidades e atividades da Bolloré ao redor do globo permite também que a companhia ofereça um sistema de monitoramento e rastreamento em tempo real completo aos clientes, proporcionando alto grau de confiabilidade na movimentação das cargas, desde sua origem até o destino final, seja onde for. Os embarcadores podem realizar todo o acompanhamento por meio de aplicativo móvel.
O executivo faz questão de destacar, porém, que o maior que a Bolloré Logistics possui são seus colaboradores “Estamos investindo constantemente também em pessoas, no treinamento e no aperfeiçoamento de nossos trabalhadores. É preciso ter toda essa tecnologia, coletando e gerando uma vasta quantidade de dados, mas a última decisão, a decisão mais inteligente, é sempre tomada por pessoas. Nossa visão não está voltada somente para sistemas, mas para os colaboradores que criam, operam e utilizam esses sistemas”.
A respeito do mercado nacional, Boccara se mostra otimista. “Queremos reforçar cada vez mais nossa presença na América Latina, e sabemos que o Brasil é o principal mercado da região. Por isso, para sermos fortes na América Latina, precisamos crescer no mercado brasileiro. Ainda que o país esteja passando por um momento difícil, nós continuamos acreditando em todo o seu potencial. Somos uma companhia resiliente e com poder de investimento, por isso vamos continuar investindo aqui”. A Bolloré Logistics conta com cinco escritórios no Brasil, com a sede situada em São Paulo, e as operações do grupo cobrem todo o território nacional.
Na África, a Bolloré atua fortemente no setor de infraestrutura portuária. Questionado a respeito do interesse da companhia de investir nesse tipo de negócio também no Brasil, com as oportunidades que podem ser geradas pelos programas de concessão anunciados pelo governo federal, Boccara destaca que existe a possibilidade. “Estamos focados em mercados emergentes e temos grande experiência neles, por isso conhecemos bem os problemas de infraestrutura desses países. Podemos ajudar no desenvolvimento do Brasil, assim como fizemos no continente africano”, diz.
“Com a unificação da marca Bolloré, nós conseguimos nos destacar ainda mais no mercado brasileiro, pois se trata de um nome forte, conhecido mundialmente”, analisa Gilberto Zanon, diretor Comercial da Bolloré Logistics Brazil. “Estamos buscando agora novas oportunidades comerciais. Já prestamos serviços para uma boa variedade de segmentos da indústria, como aeroespacial, farmacêutico e automotivo, e esperamos expandir isso ainda mais”.