A Retrak, empresa especializada em sistemas de movimentação de materiais, está conduzindo a renovação da frota de empilhadeiras da Ativa Logística. De acordo com a Retrak, todas as empilhadeiras agora utilizam baterias de íons de lítio. Os 31 equipamentos da marca Still serão responsáveis pela movimentação de medicamentos e produtos de higiene e beleza em todas as unidades da Ativa Logística.
Modernização da frota para eficiência e sustentabilidade
Este ano, a Ativa Logística optou por terceirizar sua frota de empilhadeiras, marcando uma mudança em relação à sua prática anterior de manter uma frota própria com entre 3 e 6 anos de idade. Além dos altos custos de manutenção, estoque de peças e contratações de serviços de manutenção, a decisão levou em consideração a necessidade de trabalhar em três turnos, o tipo de carga a ser movimentada, a redução das emissões de poluentes e a busca por uma tecnologia mais limpa, eficiente e moderna em comparação com as baterias chumbo-ácidas. Como parte do contrato, a Retrak adquiriu os equipamentos antigos da Ativa Logística.
Lacordaire Sant´Ana, diretor de Tecnologia, Projetos e ESG da Ativa Logística, destaca que a parceria com a Retrak resultou em uma operação mais eficiente, aproveitando melhor a energia com recargas oportunas nas empilhadeiras, proporcionando alta disponibilidade de equipamentos, maior segurança para os operadores e uma significativa redução na pegada de carbono.
Próximos passos e inovações tecnológicas
O diretor da Ativa Logística revela que a empresa planeja investir em telemetria nas empilhadeiras em breve, uma tecnologia já utilizada em sua frota de caminhões. A Retrak desempenhará um papel crucial no avanço dessa iniciativa, proporcionando suporte técnico para a implementação bem-sucedida da telemetria. Essa tecnologia permitirá à empresa ter mais informações sobre sua frota, avaliando em tempo real as operações e o desempenho dos equipamentos durante o uso.
LEIA TAMBÉM: