A Honeywell anunciou uma nova tecnologia para produzir combustível de aviação sustentável (SAF) com baixo teor de carbono. Chamada de UOP eFining™, a solução pode reduzir em até 88% as emissões de gases estufa, em comparação com o querosene de aviação tradicional. A HIF Global, empresa líder mundial em eletrocombustíveis, pretende implantar a nova tecnologia em sua segunda instalação de eFuels nos EUA.
Os eFuels, também conhecidos como eletrocombustíveis, são uma classe de combustíveis sintéticos que podem substituir os combustíveis fósseis produzidos convencionalmente. Esses combustíveis combinam hidrogênio verde, produzido em eletrolisadores a partir de energia renovável e água, e dióxido de carbono (CO2) para produzir eMetanol. O eMetanol pode ser convertido em uma ampla gama de combustíveis sustentáveis, incluindo eSAF, eGasolina e eDiesel.
O UOP eFining™ da Honeywell é uma tecnologia de processamento de metanol para combustível de aviação que pode converter eMetanol em combustível de aviação de forma confiável e em escala, de acordo com a Honeywell, com custos memnores em relação a tecnologias semelhantes. Quando misturado com o combustível convencional, o eSAF é uma opção que não requer mudanças na tecnologia da aeronave ou na infraestrutura de combustível.
A HIF Global é o primeiro cliente a assinar um acordo comercial para a produção de eSAF usando a tecnologia da Honeywell. A HIF espera implantar a solução em sua segunda instalação de eFuels em escala comercial nos EUA. Espera-se que o projeto HIF eSAF seja a maior instalação eSAF do mundo, reciclando aproximadamente 2 milhões de toneladas de CO2 capturados para produzir aproximadamente 11.000 barris por dia de eSAF até 2030.
“A Honeywell e a HIF Global, em conjunto, transformarão o CO2 reciclado em uma matéria-prima útil para substituir os combustíveis fósseis no setor de aviação de difícil redução. Na HIF Global, vemos a tecnologia UOP eFining da Honeywell como a nova fronteira em combustíveis de aviação sustentáveis e esperamos implantá-la para descarbonizar mais de 12 bilhões de milhas aéreas de passageiros por ano”, afirma Renato Pereira, CEO da HIF USA.
O presidente e CEO da Honeywell Performance Materials and Technologies, Lucian Boldea, acrescenta que a capacidade de usar CO2 prontamente abundante para produzir SAF é uma oportunidade de transformação do setor: “Como líder em tecnologia de combustível renovável, a Honeywell reconhece que a criação de tecnologias que usam novas matérias-primas é vital para a descarbonização a longo prazo do setor de aviação”, disse.
Além da UOP eFining, a Honeywell também desenvolve outras tecnologias para a produção de combustíveis sustentáveis: a Ecofining, que usa gorduras, óleos e graxas, e uma também recém-lançada tecnologia de etanol para jato. A empresa direciona cerca de 60% de seu investimento em pesquisa e desenvolvimento para produtos com foco ambiental e social para os clientes, e também pretende alcançar a neutralidade de carbono em suas operações e instalações até 2035.
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