A empresa global de logística integrada Maersk (grupo A.P. Moller - Maersk) fará a adaptação de um navio que pode se tornar a primeira embarcação bicombustível que pode ser movida a metanol. O primeiro retrofit de motores está programado para ocorrer em meados de 2024.
A operação de retrofit do navio envolve a substituição de peças do motor, novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e sistema de abastecimento. Um acordo com a MAN Energy Solutions (MAN ES) será responsável pela conversão do motor. A modernização permitirá que o navio possa rodar com metanol e, consequentemente, metanol verde, que é renovável e não gera emissão de poluentes.
A Maersk é uma das líderes mundiais em transporte marítimo, e atualmente opera mais de 700 embarcações, das quais cerca de 300 são propriedade da empresa. A ação faz parte da meta da empresa de atingir zero emissões líquidas até 2040.
"Com esta iniciativa, queremos abrir caminho para futuros programas de modernização escaláveis na indústria e, assim, acelerar a transição de combustíveis fósseis para combustíveis verdes. Por fim, queremos mostrar que os retrofits de motores a metanol podem ser uma alternativa viável à construção de novos navios”, disse Leonardo Sonzio, chefe de tecnologia e gerenciamento de frota da Maersk.
Em 2021, a empresa encomendou o primeiro navio porta-contêineres pronto para metanol do mundo, como parte de seu compromisso de encomendar apenas novos navios que possam navegar com combustíveis verdes. A atual iniciativa de converter um navio já existente firma o objetivo de também adaptar a frota atual para o uso de metanol verde.
A operação de conversão do navio porta-contêineres passará por uma inspeção programada em 2027, e a partir daí deve ser replicada em embarcações semelhantes.
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