Objetivo é obter apoio técnico para colocar em prática plano de ação que reduz a emissão de gases nas operações
A Santos Brasil, empresa que administra o Tecon Santos, é a primeira empresa do setor portuário a integrar a Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), da Fundação Getulio Vargas (FGV). O projeto visa prover apoio técnico e científico para empresas que buscam reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações e produtos, estimulando a economia de carbono e a preocupação com as mudanças climáticas.
Desde 2007, a Santos Brasil mapeia as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Tecon Santos. Os inventários, que a partir de 2008 também incluíram suas unidade de logística, levam em consideração emissões diretas, como o consumo de combustível, indiretas, como o consumo de energia, e por outras fontes, como consumo de combustíveis em frotas de transporte de funcionários.
O comitê Empresas pelo Clima da FVG apoia as empresas na elaboração de suas políticas corporativas e estratégias para a gestão e controle de emissão de gases do efeito estufa, com destaque para a busca de eficiência e alternativas energéticas, redução de emissões e gestão em sustentabilidade. A Santos Brasil, utilizará esse suporte para, com base nos inventários de emissão produzidos nos últimos três anos, colocar em prática o plano de ação para o baixo carbono na operação.
O EPC se estrutura no país em um momento marcado pela construção do marco regulatório sobre mudanças climáticas, com aprovação da lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima, do Plano Nacional sobre Mudança do Clima e do Fundo Nacional de Mudanças Climáticas. Além do debate sobre as implicações da norma federal, o programa tem dado atenção ao movimento de aprovação de normas e políticas de mudanças climáticas em curso em vários estados e municípios, com potencial impacto sobre as atividades econômicas.
www.santosbrasil.com.br