Ibovespa
129.681,70 pts
(-0,51%)
Dólar comercial
R$ 5,68
(0,02%)
Dólar turismo
R$ 5,91
(0,14%)
Euro
R$ 6,12
(0,43%)

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Suspensys desenvolvem primeiro caminhão híbrido conceito no Brasil

Modelo VW Meteor Hybrid possui sistema de tração inteligente para gerenciar propulsão a diesel e eixo elétrico, otimizando eficiência e sustentabilidade
Por Redacción el 7 de noviembre de 2024 a las 7h56 (atualizado em 08/11/2024 às 7h56)
Volkswagen Caminhões e Ônibus e Suspensys desenvolvem primeiro caminhão híbrido conceito no Brasil
Foto: Divulgação/Randoncorp
Foto: Divulgación/Randoncorp

A Suspensys, parte da Randoncorp e especializada em autopeças, está colaborando com a Volkswagen Caminhões e Ônibus no desenvolvimento do primeiro caminhão híbrido conceito no Brasil. Apresentado na Fenatran 2024, o modelo VW Meteor Hybrid combina um motor a diesel com um eixo auxiliar elétrico, criando uma alternativa sustentável para o transporte rodoviário de cargas. Esse projeto conta com um sistema de tração inteligente que ajusta o uso dos motores conforme a necessidade, ampliando a performance e gerando economia de combustível e menor desgaste de freios.

O caminhão híbrido pode operar como um modelo 6x4 sempre que necessário, proporcionando maior torque em terrenos inclinados ou para partidas com carga pesada. Em aclives acentuados, o sistema elétrico dá suporte ao motor a diesel, permitindo ganhos de velocidade que reduzem o tempo de viagem. Além disso, o eixo auxiliar pode ser elevado quando não está em uso, diminuindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.

Outro destaque do modelo é o sistema de regeneração de energia, que captura a energia gerada nas desacelerações e em terrenos variados, armazenando-a na bateria do veículo. Esse sistema contribui para aumentar a autonomia do caminhão, cuja eficiência depende das características de cada rota e operação. "O caminhão VW Meteor Hybrid, junto ao semirreboque Hybrid R da Randon, traz benefícios adicionais para os transportadores, avançando em direção a um futuro mais sustentável," explica Ricardo Escoboza, vice-presidente Executivo para América do Sul e COO da vertical de Autopeças da Randoncorp.

O VW Meteor Hybrid é projetado para operar tanto em modo elétrico quanto a diesel, o que permite flexibilidade em longas viagens e em regiões onde o carregamento elétrico ainda é limitado. Esse desenvolvimento conjunto reforça a parceria de longa data entre a Randoncorp e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, visando oferecer uma solução adequada ao mercado brasileiro de logística. “Esse projeto mostra a versatilidade das soluções e-Sys para mobilidade e a contribuição da eletromobilidade para a descarbonização dos transportes," afirmou Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar