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Syngenta Seeds lança projeto piloto com utilitários a etanol

Os utilitários escolhidos diminuem em 90% as emissões de gases do efeito estufa se comparados aos caminhões a diesel
Por Redacción el 1 de abril de 2024 a las 13h27
Syngenta Seeds lança projeto piloto com utilitários a etanol
Foto: Divulgação / Syngenta Seeds
Foto: Divulgación / Syngenta Seeds

A Syngenta Seeds acaba de lançar um projeto piloto que substitui o uso de carretas pesadas a diesel por veículos utilitários movidos a etanol para o carregamento e deslocamento de suas sementes. A iniciativa está alinhada à estratégia de sustentabilidade da companhia para redução de emissões de gases do efeito estufa e à excelência operacional do negócio, ao promover maior agilidade e redução de custos.

Os utilitários escolhidos para o projeto piloto diminuem em 90% as emissões se comparados aos caminhões a diesel. Apenas nos primeiros dez dias de implantação da ação, a substituição das carretas por veículos menores reduziu a dispersão na atmosfera de gases do efeito estufa em 8,5 toneladas (CO2), o que equivale ao plantio de 60 árvores.

Inicialmente localizados nos sites de Matão (SP), Uberlândia (MG) e Formosa (GO), os veículos atendem todo o território de atuação da Syngenta Seeds no Brasil e estão equipados com limitador de velocidade, um componente de segurança para os condutores.

A ideia é expandir o projeto com o aumento da frota, mas não substituir totalmente o uso das carretas. Desta forma, os utilitários têm o objetivo de serem empregados na movimentação entre os sites, cargas menores de vendas realizadas com menos tempo de programação por parte do agricultor, as quais exigem maior agilidade de entregas.

Marcelo Beccar, diretor de Supply Chain da Syngenta Seeds Brasil e Paraguai, explica que até a chegada dos novos carros era necessário realizar o carregamento por completo das carretas para poder enviá-las ao destino, o que tornava o processo lento, devido à grande capacidade de suas carrocerias, e mais poluente, por consumirem diesel. No atendimento das demandas urgentes e pouco volumosas, havia um impacto financeiro pelo alto custo do frete de veículos pesados.

"Este projeto piloto com uso dos utilitários a etanol, portanto, menos poluentes, reforça nosso compromisso de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, em benefício do meio ambiente, e otimiza nosso desempenho logístico, agilizando os nossos atendimentos, com menos custos operacionais, o que se traduz em ganhos muito positivos para a Syngenta Seeds", enfatiza Beccar.

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