A JBS acaba de lançar a No Carbon, empresa especializada na locação de caminhões frigoríficos 100% elétricos. Em linha com o compromisso da companhia de zerar o balanço líquido das emissões de gases causadores de efeito estufa até 2040 em toda sua cadeia de valor, a nova empresa fará parte da JBS Novos Negócios e atuará inicialmente nas operações logísticas da própria JBS, atendendo a distribuição de produtos das marcas Friboi, Seara e Swift.
A No Carbon irá impactar diretamente as emissões de CO2 do chamado escopo 3 da JBS, que diz respeito às emissões indiretas das operações. Isso porque os novos caminhões irão substituir os modelos a diesel usados pelos prestadores de serviços logísticos do grupo.
A empresa nasce com uma frota de 31 veículos urbanos de carga (VUCs) elétricos, atendendo importantes regiões dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e do Distrito Federal. A expectativa é expandir essa frota no médio prazo, com a possibilidade de abrir a locação de veículos de carga elétricos para outros players do mercado com alta demanda por serviços logísticos, como redes varejistas e empresas de e-commerce.
O caminhão utilizado pela No Carbon é equipado com baús frigoríficos transportando, simultaneamente, produtos resfriados e congelados e com capacidade de até 4 toneladas de carga. Os pontos de recarga estarão disponíveis nos centros de distribuição das marcas, e a autonomia do veículo com o baú é de até 150 quilômetros, o que torna ideal para rodar nos centros urbanos.
Além do menor impacto ambiental, uma das principais vantagens dos veículos elétricos é o baixo custo de operação e manutenção. O caminhão não possui, por exemplo, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor, bomba de injeção e demais itens que fazem a manutenção de um veículo convencional custar até seis vezes mais.
“Com a No Carbon, a JBS cria um negócio que irá trazer escala à utilização de caminhões elétricos no transporte de cargas no Brasil, um país com elevada dependência do modal rodoviário na área logística. Além disso, a nova frente representa a abertura de um campo com grande potencial de crescimento e colabora com o objetivo da empresa de trabalhar de maneira cada vez mais sustentável”, afirma Susana Martins Carvalho, diretora executiva da JBS Novos Negócios.