A Henkel escolheu a FM Logistic para realizar a nova operação logística da sua linha beauty care. O novo sistema logístico da Henkel, criado por meio de um projeto denominado 14 BIS, potencializa as operações da unidade, com entregas mais sustentáveis, custo mais baixo, mais qualidade e maior controle dos materiais que estão sendo transportados.
A FM Logistic é responsável pela execução de operações de recebimento, armazenagem, expedição, distribuição e co-packing de produtos para atender todas as necessidades operacionais da Henkel.
“O planejamento estratégico foi traçado projetando operações logísticas otimizadas, sustentáveis e viáveis no aspecto financeiro. Desenvolvemos operações funcionais que proporcionam maior volume de entregas e de forma sustentável, maior qualidade, maior controle de estoque, com menor tempo e custo. Dessa forma, pretendemos aumentar a produtividade em cinco vezes”, destaca Marlucio Pinho, gerente de Supply Chain da Henkel.
A nova estratégia reduziu em 94% a quantidade de plástico nas operações de armazenagem e transporte, reflexo do uso de papel kraft. “Em parceria com a FM, registramos uma maior capacidade na logística de distribuição, atendendo todas as etapas da produção até a entrega aos clientes. O sistema otimizado gera menos estoque e, consequentemente, reduz em 30% os custos operacionais”, acrescenta Pinho.
A FM investe constantemente em uma frota de veículos ecológicos (elétricos, híbridos, a gás ou hidrogênio) e, com isso, tem o objetivo de zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. Segundo Pamela Martins, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da FM Logistic, a instalação de painéis solares na unidade de São Paulo reduziu em 10,5 toneladas por ano a emissão de carbono.