Ibovespa
127.791,60 pts
(0,05%)
Dólar comercial
R$ 5,79
(-0,01%)
Dólar turismo
R$ 6,00
(-0,49%)
Euro
R$ 6,10
(-0,29%)

Cargosoft recebe seu primeiro caminhão elétrico

Veículo refrigerado será utilizado na distribuição urbana de itens da indústria farmacêutica
Por Redacción el 22 de febrero de 2022 a las 13h30
Cargosoft recebe seu primeiro caminhão elétrico

A Cargosoft recebeu recentemente seu primeiro caminhão elétrico, um veículo da marca Jac Motors e do modelo iEV 1200T. O operador logístico sediado na cidade de Colombo (PR) vai utilizar o novo caminhão, que possui peso bruto total de 7.500 kg, em operações urbanas com cargas refrigeradas na distribuição para a indústria farmacêutica.

De acordo com Adilson Vienscoski, diretor-presidente da Cargosoft, foram investidos cerca de R$ 600 mil no veículo, incluindo a aquisição e adaptações. “Ele virou uma câmara fria, chegando à temperatura negativa de 25 graus. O mais comum é que a temperatura seja entre 2 e 8 graus positivos para essa indústria, mas como temos outras indústrias como alvos, decidimos adaptar o veículo para temperaturas negativas”.

Com autonomia de 200 km, o novo caminhão será abastecido na sede da Cargosoft, que conta com um posto próprio utilizando energia solar. “Desde o início do projeto um dos objetivos era que pudéssemos gerar nossa própria energia para o abastecimento de caminhões elétricos”, destaca o executivo.

Segundo ele, a utilização de placas solares gera hoje de 200 a 300% mais energia do que a sede da Cargosoft consome. “O caminhão elétrico é uma parte da solução para diminuir a poluição global. Mas de nada adianta ter um veículo elétrico quando a matriz energética no mundo é proveniente, em grande parte, da queima de combustíveis fósseis ou da energia nuclear, que gera resíduos radioativos difíceis de se armazenar, de difícil logística reversa”, explica o diretor-presidente.

Atualmente, a Cargosoft conta com uma frota composta por 200 veículos próprios, todos refrigerados, no modelo de motorização Euro V. Vienscoski diz que a meta é substituir os caminhões movidos a diesel por uma frota elétrica na proporção de 5 a 10% ao ano. “Mas isso vai depender do cenário, de novos modelos e tamanhos, pois o mercado hoje é limitado, e também do aumento da autonomia, pois hoje não se consegue percorrer médias e longas distâncias com veículos elétricos. Ademais, há de criar-se uma estrutura de abastecimento nas estradas para caminhões elétricos, o que hoje não existe”.

“O preço do veículo é alto, mas há uma tendência de baixa conforme a tecnologia for avançando. Mas a questão mais importante é a sustentabilidade. É um caminho sem volta. O mundo precisa de energias limpas e renováveis, no nosso caso o Sol”, comenta o executivo. “A Cargosoft, desde sua fundação, tem como um de seus valores a responsabilidade socioambiental, e estamos seguindo esse princípio à risca. Nossa sede foi construída levando em conta critérios de economia circular. Temos piscinões subterrâneos para reuso de água coletada da chuva, construímos a sede já com placas fotovoltaicas, dentre outras iniciativas sustentáveis”, finaliza Vienscoski.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar