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Maersk apresenta design do primeiro navio neutro em carbono do mundo

Embarcação deve entrar em operação no início de 2024
Por Redacción el 15 de diciembre de 2021 a las 13h13

A A.P. Moller - Maersk divulgou o design do primeiro navio neutro em carbono do mundo, cuja operação está programada para o início de 2024. Essa é a primeira vez que a empresa mostra uma imagem do projeto da frota, que será composta por oito navios porta-contêineres movidos a combustível verde.

“Ao projetá-los, nossa ambição era garantir que os novos navios pudessem atender nossos clientes de maneira mais inteligente, além de contribuir para seus objetivos de transporte neutro em carbono”, destacou a Maersk em um comunicado global.

O design permite uma eficiência energética 20% superior por contêiner transportado em comparação com a média do setor para navios desse porte. Além disso, espera-se que toda a série economize cerca de um milhão de toneladas de emissões anuais de CO₂, proporcionando um transporte neutro em carbono em escala no comércio marítimo.

Maersk apresenta design do primeiro navio neutro em carbono do mundo
Divulgação

Os navios terão 350 metros de comprimento, 53,5 metros de largura e serão significativamente diferentes do que foi visto antes para qualquer navio porta-contêineres maior. A acomodação da tripulação e a ponte estarão localizadas na proa para permitir o aumento da capacidade do contêiner. O funil ficará na popa e apenas em um dos lados da embarcação, proporcionando mais espaço para a carga. Essa separação entre acomodação e funil também melhora a eficiência no porto.

A fabricação do projeto levou quase cinco anos. Para possibilitar esse novo design, vários desafios tiveram que ser enfrentados. Em primeiro lugar, o conforto da tripulação teve que ser garantido com as acomodações colocadas em um local mais exposto. Além disso, a resistência adequada do casco também era um parâmetro importante a ser protegido, com o bloco de acomodação normalmente funcionando como um enrijecedor do casco quando colocado mais para trás. Novos arranjos para botes salva-vidas e luzes de navegação tiveram que ser desenvolvidos, além de novas câmeras para apoiar a visão do capitão durante a navegação.

A série, construída pela Hyundai Heavy Industries, vem com uma configuração inovadora de motor bicombustível que pode operar com metanol e combustível convencional com baixo teor de enxofre. Com grande capacidade de combustível, as embarcações poderão fazer uma viagem completa de ida e volta, a exemplo da rota Ásia-Europa, com metanol verde.

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