A Tópico, empresa que atua na fabricação e locação de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e cobertura, acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa nova agenda. De acordo com a própria Tópico, sua entrada na iniciativa vem coroar uma série de ações que a companhia vem desenvolvendo para estar cada vez mais alinhada aos ODS da ONU e à agenda ESG. Em 2021, a Tópico criou o seu Comitê de Sustentabilidade, formado por colaboradores de diferentes áreas, unidos com o objetivo de atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com a companhia.
A Tópico também apresentou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade e deu início à Floresta Tópico, projeto em parceria com a organização Iniciativa Verde, que doa mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato de locação firmado. Em cinco meses, 2.360 mudas foram entregues para o reflorestamento de 14.100 m² do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo.
Para 2022, uma série de medidas para medir e diminuir ou compensar o impacto ambiental das operações da Tópico estão sendo elaboradas. Entre elas está a contratação de uma consultoria especializada para mensurar o total de emissões de CO2 na atmosfera e a criação de um plano de mitigação e compensação.
“O ingresso da Tópico no Pacto Global oferece ainda mais transparência sobre o nosso compromisso e responsabilidade de ser a empresa mais sustentável do nosso mercado”, afirma seu CEO, Arthur Lavieri.