A Soluciona Logística adquiriu caminhões a gás da Scania para atuar nas suas rotas de longa distância. Além de atender aos requisitos sobre a poluição do ar e sonora nas cidades, o investimento, anuncia a empresa, aposta na tendência de adoção de tecnologias limpas e inovadoras para incrementar a rentabilidade da empresa no longo prazo.
“Vemos que a mentalidade empresarial sobre o assunto mudou sensivelmente nos últimos anos, em benefício de um futuro com menor emissão de poluentes. A descarbonização da economia é uma tendência irrefreável, e ela passa por um transporte baseado em combustíveis limpos, como gás natural e eletricidade”, afirma o CEO da Soluciona Logística, Toni Trajano.
Os caminhões adquiridos pela Soluciona são equipados com um motor Otto de 6 cilindros, com 13 litros e 410 cavalos – o mais potente no portfólio da fabricante, com autonomia para rodar entre 400 e 500 quilômetros com o conjunto de cilindros cheios, dependendo da topografia da rota e da carga transportada.
Vale lembrar que, diferente dos veículos a diesel, as unidades movidas a gás contam com uma entrada de ar redesenhada para máximo desempenho, caixa de câmbio automatizada e uso de retarder de 670 hp para compensar a ausência do freio motor.
Frota limpa
A Soluciona informa que sua experiência e uso de combustíveis limpos teve início neste ano com a adoção de caminhões elétricos para o transporte de varejo de moda na Região Metropolitana de São Paulo, e também de caminhões híbridos, com motores que funcionam à base de gás natural veicular (GNV) e diesel.
A companhia salienta que a avaliação do desempenho dos novos caminhões será importante para programar o ritmo de incorporação de novos veículos movidos a combustível limpo na frota.