A Owens Illinois, companhia sediada no estado de Ohio, nos Estados Unidos, que atua na fabricação de embalagens de vidro, realizou, no primeiro semestre de 2021, um projeto de troca dos veículos industriais em suas quatro fábricas brasileiras. O objetivo foi diminuir a liberação de CO2 e também obter melhoras nas questões de ruídos e poluição sonora, que afetavam diretamente seus colaboradores.
Depois de um processo cuidadoso que envolveu levantamento de dados e busca por fornecedores, a Owens Illinois selecionou a BYD como parceira. A companhia substituiu 100% de suas empilhadeiras, rebocadores e transpaleteiras por novas máquinas em todas as plantas no Brasil. Os equipamentos utilizados agora funcionam com o uso de bateria de lítio.
De acordo com a própria BYD, uma empilhadeira elétrica trabalhando 13 horas por dia reduz em liberação de gases do efeito estufa o equivalente a 257 árvores em um ano. A mudança está em linha com a meta global da Owens Illinois de reduzir em 25% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. A adoção dos veículos elétricos trouxe ainda benefícios como maior vida útil da bateria, mais segurança para os funcionários, baixo ruído e baixa taxa de manutenção.
“A opção da Owens Illinois pelas empilhadeiras elétricas BYD demonstra que a empresa está atenta às demandas do mercado corporativo por equipamentos mais modernos, não poluentes e econômicos”, comenta Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD.
“Os esforços para trocar todas as empilhadeiras por modelos mais modernos estão alinhados aos pilares de sustentabilidade da Owens Illinois, que reforçam nosso compromisso com o meio ambiente e com a sociedade. Produzimos a embalagem mais sustentável de todas pois o vidro pode ser infinitamente reciclado, mas não paramos aí. Olhamos todos os dias para os nossos processos a fim de identificar oportunidades de tornar nossa produção ainda mais limpa”, completa José Airton, gerente de Logística Latam South da companhia.