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TransMaroni Transportes chega a 50 caminhões movidos a gás em sua frota

Companhia conclui com as mais recentes aquisições um ciclo de R$ 50 milhões em ações relacionadas à sustentabilidade
Por Redacción el 18 de junio de 2021 a las 13h45

A TransMaroni Transportes informa que chegou a 50 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania em sua frota e, com isso, conclui um ciclo de investimento na ordem de R$ 50 milhões referente à sustentabilidade. Vale lembrar que a transportadora adquiriu as primeiras 11 unidades em outubro de 2020. Com o desempenho do produto e a visibilidade gerada por novos negócios, resolveu comprar outros lotes menores a partir de novembro até, recentemente, nas últimas semanas de maio, e somou mais 39 unidades encomendadas.

A maior parte já havia entrado na programação de produção de 2021 e as unidades mais recentes estão tendo o prazo de entrega negociado. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em diversos estados brasileiros. Parte já tem contratos com B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L´Oréal, Nestlé e Unilever.

“A TransMaroni vem passando por mudanças estratégicas ao longo destes últimos anos, o transporte de cargas também, e recentemente a sociedade em razão da pandemia. Todos somos responsáveis por melhorar o planeta. Com a frota a gás estamos e vamos entregar um frete com menor impacto, para tornar o mundo melhor. Acreditamos muito nesta filosofia. É um jeito novo de abordagem com nossos clientes”, diz o diretor Operacional da TransMaroni Transportes, Gustavo Maroni.

TransMaroni Transportes chega a 50 caminhões movidos a gás em sua frota
Divulgação

Segundo o executivo, a empresa adquiriu esta quantidade por reconhecer que um frete que abre caminhos para a descarbonização tem um valor agregado maior para nossos clientes. “Embarcadores que sabem o benefício da sustentabilidade fazem com que este tipo de frete seja melhor remunerado direta ou indiretamente. Por exemplo, contrato fixo de transporte por um período mais longo ou vantagens de prioridade na logística de embarque e desembarque muito mais rápido, o que é uma redução de custos. Há várias formas de reconhecimento”, comenta Maroni.

Estratégias

O diretor Operacional da TransMaroni Transportes revela que o ciclo de R$ 50 milhões engloba as mais recentes ações em sustentabilidade, não apenas o valor dos caminhões e implementos. “Estamos investindo em logística reversa, projetos de reciclagem, melhor aproveitamento de resíduos, treinamentos de colaboradores, dentre outros. Além disso, para compensar as emissões de nossos caminhões temos uma parceria com a SOS Mata Atlântica, pela qual já plantamos 14 mil mudas em São Paulo", conta Maroni.

O executivo ressalta, contudo, que ainda há muitos desafios com a distribuição do gás natural e do biometano no país.

Para solucionar este gargalo, a Scania, fornecedora dos veículos à TransMaroni, firmou um acordo junto à Comgás para acelerar e potencializar o desenvolvimento do mercado de gás natural veicular (GNV) e biometano. A Comgás está investindo na ampliação da rede de dutos em polos estratégicos onde há uma demanda iminente por gás natural. Serão mapeados corredores e rotas logísticas para aumentar o número de pontos de abastecimento de gás natural e biometano no estado de São Paulo.

O plano contempla ainda a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas. A Comgás tem como meta futura inserir o biometano em sua rede de dutos, uma fonte energética com quase zero emissão de CO2, nos moldes do que ocorre há vários anos em países da Europa.

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