A UPS anunciou uma parceria com a Thor Trucks para desenvolver e testar um caminhão completamente elétrico em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. O veículo deve estar pronto para utilização ainda em 2018. A novidade faz parte dos planos do operador logístico de trabalhar em conjunto com diversas empresas para testar e utilizar veículos de tecnologia avançada e movidos a combustíveis alternativos, contribuindo para atingir suas metas de sustentabilidade.
O caminhão elétrico da Thor terá autonomia de aproximadamente 160 km, movido por uma bateria leve e durável projetada e produzida pela própria empresa. A UPS testará o veículo durante seis meses em aplicações off-road para analisar durabilidade, capacidade da bateria, integração técnica, engenharia e outros aspectos que surgirem durante testes em vias pavimentadas. Dependendo do sucesso no uso do caminhão elétrico, a UPS pode adquirir mais unidades.
“A UPS acredita no futuro dos veículos elétricos comerciais. Queremos apoiar as pesquisas necessárias para o avanço da tecnologia e as empresas que desenvolvem esses produtos inovadores”, afirma Carlton Rose, presidente de Manutenção e Engenharia de Frota Global da UPS. “O desempenho é crucial em nossa frota. Estamos animados para colocar esse veículo na rua e testar como ele se sai em trajetos dentro e em torno de Los Angeles”.
“Estamos empolgados por trabalhar com uma empresa visionária como a UPS, especialmente por ser nossa primeira parceria colaborativa”, afirma Dakota Semler, cofundadora e CEO da Thor Trucks. “A UPS está comprometida com a sustentabilidade e opera uma das frotas mais respeitadas e complexas dos Estados Unidos. Essa também é uma oportunidade incrivelmente valiosa para entendermos o que será necessário para cumprir nossa missão de ter frotas completamente elétricas rodando”.
Atualmente a UPS movimenta cerca de 9.300 veículos de baixa emissão a fim de determinar qual tecnologia funciona melhor em cada configuração de trajeto, incluindo modelos completamente elétricos, híbridos elétricos, híbridos hidráulicos, a etanol, a gás natural comprimido (GNC), a gás natural liquefeito (GNL) e a gás propano.