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GPA testa veículo a gás na distribuição de alimentos

Projeto piloto tem por objetivo testar alternativas para diminuir o impacto ambiental da operação logística
Por Redacción el 16 de diciembre de 2016 a las 14h54

Um veículo especial passou a integrar recentemente a frota que trabalha a serviço do grupo varejista GPA. Trata-se de um cavalo-motor movido a gás natural com autonomia para rodar até 400 Km. Este é primeiro caminhão híbrido a participar de uma operação de mais de 1.400 viagens diárias que abastecem 600 lojas do Extra, Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra de todo o país.

O veículo conta com defletores aerodinâmicos que reduzem a resistência do ar, pneus de borracha e sílica que diminuem o atrito com o solo, um controle eletrônico que avisa o motorista sobre a velocidade recomendada para economizar combustível, entre outras adaptações que o tornam mais produtivo e ecológico. As adaptações no motor podem reduzir em até 95% as emissões de material particulado e 20% de gás carbônico.

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“O modelo será monitorado em todas as suas viagens, em curtas e longas distâncias, leve e pesado, para que possamos avaliar em que situações ele se comporta melhor, explica Edison Sales Júnior, diretor de Logística do GPA. O veículo é bicombustível, funciona a gás natural e a diesel, mas as rotas serão montadas de modo que ele use apenas gás. “A ideia é expandir a iniciativa para as demais transportadora, já que a sustentabilidade é uma vantagem competitiva do GPA”, afirma.

O projeto de trazer um veículo movido a gás para a operação do grupo é uma iniciativa do GPA em parceria com a transportadora APK, com sede em Curitiba. De acordo com André Paulo Kuchnier, diretor da empresa, veículos movidos a gás apontam para o futuro e devem se colocar na vanguarda da operação logística. “É possível oferecer um serviço de qualidade e comprometido com a preservação do planeta”, diz.

Desde que o GPA começou a certificar seus transportadores a partir de critérios como pontualidade de entrega e estado da frota, a qualidade do nível de serviço aumentou em 15%. A partir deste ano, itens de sustentabilidade como emissão de gases de efeito estufa ganham um peso maior na avaliação das transportadoras parceiras.

A gestão do impacto ambiental é parte dos pilares da estratégia da companhia, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das suas atividades. Para aprimorar a gestão desse tema, o GPA estabeleceu uma Política Ambiental, em 2014, baseada nos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, na Política Ambiental do Grupo Casino e nas Diretrizes de Sustentabilidade do GPA.

Além disso, o grupo desenvolve seu inventário de emissões de carbono desde 2010, seguindo as especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol. As informações levantadas permitem à companhia identificar pontos de melhoria e estabelecer metas de redução de emissões para suas operações.

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